A Avaliação de História
Por: mariana-geo • 18/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
E M.E.F. “Alfredo Cesário de Oliveira”[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Rua André Ribeiro de Mendonça, 467 - Fone: 3172-1405- Igarapava/SP
Avaliação de Ensino Religioso /Prof.:_________________________Data: ____/__/2012
Aluno (a) __________________________________________Série: _____Turma:___
Ciência Política
Desde os filósofos e pensadores gregos os fatos relativos ao governo da sociedade humana vêm sendo objeto de estudos exercendo influência profunda e duradoura na cultura ocidental. Etimologicamente política vem do grego: politéia, politiké (política em geral) e politikós (relativo aos cidadãos) e estava relacionado à organização das polis, as cidades-estados gregas – uma nova forma de organização política e social que ocorreu na Grécia Antiga. Desde então, a política passou a denominar a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Os dois primeiros grandes sistematizadores do pensamento político, Platão e Aristóteles, entendiam a política referente ao estudo da polis, suas estruturas, instituições, constituição. É de Aristóteles a ideia de que a política é a ciência “maior”, ou a mais importante do seu tempo, preocupado com um governo capaz de garantir o bem-estar geral (o bom governo) da sociedade.
Contudo, foi só no Renascimento que a política começou a adquirir, de fato, contornos de uma ciência. A ciência política moderna é uma disciplina relativamente nova, da qual alguns autores datam seu surgimento (ao menos no que concerne a ciência política moderna) no século XVI, com Nicolau Maquiavel.
Foi Maquiavel quem, na modernidade, se tornou um dos principais responsáveis por dar à política certa autonomia, procurando estudar e conhecer a verdade efetiva dos fatos, adotando um referencial mais compatível com as exigências atuais que os de Aristóteles, sendo considerado, por isso, como o pai da ciência política. Muitos pesquisadores colocam que a ciência política difere da filosofia política e seu surgimento ocorreria, de forma embrionária, no século dezenove, época do surgimento das ciências humanas, tal como a sociologia, a antropologia, a historiografia, entre outras.
Mas o estudo da ciência política contemporânea, em certo sentido, ainda é o mesmo daquele de Aristóteles, só que levando em consideração toda a complexidade das organizações político-sociais contemporâneas e pressupondo uma orientação metodológica e objetividade de pesquisa compatível com as exigências da ciência atual. A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos e do comportamento político. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo. A ciência política abrange diversos campos, como a Filosofia Política, os sistemas políticos, ideologia, economia política, geopolítica, análise de políticas públicas, relações internacionais e exteriores, estudos da administração pública e do governo, política jurídica (Política e Direitos Humanos), processo legislativo, entre outros.
Assinale uma alternativa correta
1) Segundo o texto a política nasceu na ________________, para a organização das polis (Cidades-estados gregas).
a) Tróia b) Pérsia c) Mesopotâmia e) Grécia
2) Os dois primeiros grandes sistematizadores do pensamento político foram___________ e _________, mas a idéia de que a política era a ciência maior foi de_______________.
a) Antístenes e Plutarco b) Empédocles e Anaxágoras c) Sócrates e Aristóteles d) Aristóteles e Platão
3) Segundo o texto a política nasceu para
a) Beneficiar os políticos e a sua família c) Promover alguns indivíduos financeiramente
b) Gerar o bem-estar de toda sociedade d) Para levar informação as nossas casas
4) Foi durante o Renascimento que a política começou a adquirir contornos de uma Ciência moderna, a partir das idéias de:
a) Giovanni Boccaccio b) Copérnico c) Maquiavel d) Giordano Bruno
Assinale as alternativas corretas
...