A Continuacao Do Modernismo
Trabalho Universitário: A Continuacao Do Modernismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ines7xx • 16/4/2014 • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
Alta tecnologia (em inglês, high tech) refere-se à tecnologia considerada de ponta (em inglês, state-of-the-art), isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na sua investigação.
Na procura do melhor artigo do New York Times, a primeira ocorrência da expresão "alta tecnologia" numa história de 1950 advogando energia nuclear para a Europa:1
Não existe classe de tecnologia com esta classificação - a definição sofre mutações ao longo do tempo, razão pela qual produtos considerados de ponta na década de 1960 são considerados, actualmente, se não de baixa tecnologia, completamente obsoletos. Por este motivo, é recorrente o marketing aproveitar esta expressão para promover qualquer produto novo como sendo de "alta tecnologia".
Como a tecnologia atualmente se desenvolve em um ritmo muito acelerado, algo de alta tecnologia (moderno) pode, rapidamente, transformar-se em algo de baixa tecnologia ou obsoleto.O Modernismo em arquitetura desenvolveu-se durante a última década do século XIX e as duas primeiras do século XX. Apresenta-se como um fenómeno de extensão internacional mas que manifesta diferentes abordagens consoante o contexto cultural dos vários países, como a procura de um estilo ligado às novas conceções de espaço, às possibilidades estruturais de materiais como o ferro e o betão e às necessidades na sociedade capitalista e industrial.Na literatura, o Modernismo em Portugal surge em 1915 com a publicação da revista "Orpheu", com a participação de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros, Luís de Montalvor e Ronald de Carvalho. Nesta revista nasce uma corrente de oposição ao Saudosismo, ao Academismo, ao Nacionalismo e ao Parnasianismo.
Arquitetura
O Modernismo em arquitetura manifesta-se entre finais do século XIX e inícios do século XX e caracteriza-se pela vontade de superação dos modelos da arquitetura eclética e revivalista que denunciavam já a saturação das linguagens históricas. Foi um movimento artístico com dimensão internacional que abrangeu os países europeus e os Estados Unidos da América. Sendo um fenómeno essencialmente urbano, desenvolveu-se a partir de alguns núcleos de irradiação, como as cidades de Chicago, Paris, Munique, Berlim, Viena, Glasgow, Bruxelas e Barcelona.Teve como precursores o movimento inglês Arts and Crafts e a americana Escola de Chicago. O primeiro, liderado por William Morris, propunha a recuperação de formas de produção ligadas ao artesanato; a Escola de Chicago assumia maior afastamento da tradição pela ligação e compromisso com os processos produtivos industriais. Incluía correntes muito diversas como o Modern Style, em Inglaterra, a Sezession na Áustria e Alemanha, o Liberty em Itália e a Arte Nova, em França e na Bélgica. Marcantes foram também outros movimentos periféricos como a Escola de Amsterdão, ou a importante associação alemã Deutscher Werkbund.Apesar das diferentes orientações e manifestações, o Modernismo apresenta como pontos comuns a tentativa de colocar a arquitetura na vanguarda dos processos de desenvolvimento económico-social da cidade, ligando-a à criação de novos espaços e de novas imagens para a sociedade moderna. Propunha uma linguagem formal e espacial mais comprometida com as possibilidades permitidas pelos processos produtivos industriais e pelos materiais construtivos como o vidro, o betão e o ferro, que conheceram nesta altura grande divulgação. Responde a imperativos éticos ligados às necessidades da sociedade capitalista e às exigências de funcionalidade, de verdade estrutural e de simplicidade formal.
Ligado inicialmente a manifestações como a Arte Nova, o Modernismo tenta posteriormente superar a tendência eminentemente estilística e esteticizante, que apontava para formas de produção eminentemente artesanais e ainda carregadas de desenho, defendendo uma arquitetura mais depurada e funcional. Supera-se então definitivamente a tradição da arquitetura oitocentista, abrindo-se caminho para o desenvolvimento do Movimento Moderno e do Estilo Internacional.
Literatura
Surge no segundo decénio do século XX este movimento artístico que filosoficamente assenta em Fichte e Hegel. O Simbolismo nascente de Eugénio de Castro
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