TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia

Casos: A Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Começo hoje uma nova fase desta aventura que tem sido manter vivo e atuante o blog sobre a Nova Economia.

Nova fase marcada pela afirmação clara de que as razões do movimento – redução da desigualdade, preservação ambiental e maior bem estar – implicam, para serem alcançadas, na superação do capitalismo.

As teses de uma Nova Economia permanecem, é claro, válidas. O fim da tirania do crescimento econômico como objetivo em si mesmo, a redução radical da jornada de trabalho, a taxação do carbono e demais internalizações dos custos sociais e ambientais, para vingarem, precisam de um amplo movimento de massas capaz de impor tais mudanças e que levam inevitavelmente a um novo sistema econômico, político e social que, por enquanto, melhor pode ser definido como pós-capitalismo já que seu contorno é ainda fluido e, na melhor de nossas esperanças, se dará a partir de praticas realmente democráticas.

Há 4 anos, quando comecei este blog, a noção de que ambientalistas e ativistas sociais precisavam unir esforços era parte essencial da pauta. E o movimento por um Nova Economia ajudou a que isto acontecesse. Hoje, está mais do que evidente, que aqueles e também o movimento por uma Nova Economia precisam evoluir de concepções e práticas reformistas para outras, transformadoras.

Se não o fizerem estarão presos num gueto, incapazes de serem agentes concretos das indispensáveis mudanças.

Tais considerações me levam a uma renovação completa do blog. A começar pelo título onde o “nova” passa a significar somente a superação do sistema econômico atual e o “pós” a noção que a base da sociedade capitalista não dá conta das necessidades humanas e ameaça, de morte, a civilização.

Em consequência, a partir de hoje e durante o 1º semestre a renovação começa a ser implementada. Agora, tendo como objetivo maior do blog trazer informações e contribuir para o fortalecimento de um amplo movimento da sociedade civil em prol de uma alternativa que se imponha ao capitalismo.

Enquanto isto, deixarei de publicar posts semanais. Eles serão, neste 1º semestre, publicados sempre que puder caracterizar em mais detalhe o que vem a ser o pós-capitalismo ou surgirem notícias e textos relevantes. O próximo post, aliás, já em preparação e está apoiado num brilhante artigo em inglês de Gus Speth intitulado “Os EUA são o melhor país se o critério for estar em último lugar”.

Os comentários, neste período, continuarão a ser liberados e respondidos tão logo recebidos. E as notícias, atualizadas regularmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com