A Educação no Período Medieval
Por: leiadeoliveira • 19/5/2022 • Relatório de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
Educação no Período Medieval
No período medieval, a escola era coordenada pela Igreja, onde os educadores eram clérigos de ordens menores e ensinavam as sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, que mais tarde formaram o currículo de diversas universidades. Os padrões educativos e as práticas de formação partiram da Igreja, os integrantes da mesma decretavam o que deveria ser estudado, os conteúdos e o propósito da educação, o ensino mesmo sendo conduzido pela Igreja católica, também incluiu estudos das ciências, técnicas e habilidades.
Era necessária uma autorização para que ocorresse o ensino, era concedida por bispos e diretores de instituições de ensino eclesiásticas que não facilitavam essa autorização por receio de perder suas influencias. Em resposta a essas restrições, professores e alunos se organizaram em associações denominadas universitas, que mais tarde deram origem ao termo universidade. As Universidades consistem em quatro departamentos ou faculdades. A Faculdade de Artes é onde a educação ocorre de forma mais ampla, e a Faculdade de Direito, Medicina e Teologia estuda o conhecimento mais especificamente. Decano era o nome dado aos Diretores da Faculdade e eram eleitos pelos professores; o Decano da Faculdade de Artes é o Decano e representa oficialmente a Universidade.
A maioria dos alunos da Idade Média vinha da nobreza, pois essa classe social tinha condições financeiras para mandar seus filhos para a escola. A nobreza decide quais crianças irão para distritos militares, receber treinamento técnico ou treinamento religioso. Por outro lado, os fazendeiros e seus filhos, sem recursos financeiros, estão vinculados a obrigações de servidão, não podem receber educação escolar e não podem ler nem escrever pelo resto da vida.
O método de ensino baseia-se na leitura do texto e na revelação do pensamento do professor. As aulas costumam ser ativas quando professores e alunos debatem tópicos específicos em público. Esse processo de ensino foi amplamente utilizado por São Tomás de Aquino e é conhecido como Escolástica. A escolástica atingiu o seu apogeu no século XIII, e esta aproximação levou ao estabelecimento de várias universidades na Europa. O aprendizado durante a Idade Média não era muito frequente como hoje, e não existe dúvida de que talvez grande parte das pessoas na sociedade medieval escrevesse muito pouco. Todavia, temos que levar em conta que, ao olhar para a civilização medieval, não precisamos equiparar cultura com alfabetização, como hoje nos referimos ao analfabetismo como falta de conhecimento. As pessoas na Idade Média estudavam mais pelas palavras do que pela leitura, e os livros tinham importancia, mas as palavras eram o principal mediador das relações humanas.
...