A HISTÓRIA DO MÉXICO
Por: Vitória Alexsandra • 18/2/2021 • Trabalho acadêmico • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 136 Visualizações
1 HISTÓRIA DO MÉXICO
O México é composto por 31 estados e um distrito federal. É o terceiro maior país da
América Latina e tem uma das maiores populações - mais de 100 milhões - tornando-o o lar de mais falantes de espanhol do que qualquer outra nação do mundo. Assim, sua cultura é bastante diversificada. Apesar das mudanças políticas e sociais que ocorreram ao longo dos séculos, evidências de culturas e eventos passados são evidentes em todo o México. As áreas rurais do México ainda são habitadas por povos indígenas cujo estilo de vida é bastante semelhante ao de seus ancestrais. Além disso, ainda existem muitas ruínas pré-colombianas em todo o
México, incluindo a antiga cidade de Teotihuacán e as pirâmides maias de Chichén Itzá e
Tulum. Lembranças do passado colonial são marcantes na arquitetura de cidades como Taxco e Querétaro.
3.1 História Antiga
Os olmecas, a primeira sociedade conhecida do México, se estabeleceram na costa do Golfo, perto do que é hoje Veracruz. Marcados pelas gigantes esculturas de cabeça que eles esculpiram em pedra nativa, os olmecas tinham dois principais centros populacionais: San Lorenzo, que floresceu de 1200 a 900 a.C., e La Venta em Tabasco, que durou até cerca de 600
a.C. Em 300 a.C., aldeias baseadas na agricultura e na caça surgiram na metade sul do México. Monte Albán, lar do povo zapoteca, tinha cerca de 10.000 habitantes. Entre 100 a.C. e 700 d.C., Teotihuacán, a maior cidade pré-colombiana das Américas, foi construída perto da atual Cidade do México. A civilização que a construiu também é chamada Teotihuacán, e a influência dessa cultura pode ser vista nas regiões de Veracruz e Maia até nos dias de hoje. Com uma população estimada em 200.000, acredita-se que a civilização tenha controlado grande parte do sul do México. O império de Teotihuacán foi derrubado no século 7, mas a cidade espetacular sobrevive hoje.
Os maias, são assim considerados, a civilização mais brilhante da América pré-colombiana, e prosperaram entre cerca de 250 e 900 d.C. Eles desenvolveram um sistema de calendário e escrita e construíram cidades que funcionavam como centros para as cidades agrícolas vizinhas. O centro cerimonial das cidades maias era composto por praças cercadas de altas pirâmides e de templos e edifícios inferiores chamados “palácios”. Essa religião desempenhou um papel central na vida maia, e os altares foram esculpidos com datas significativas, histórias e elaboradas figuras humanas e divinas. No entanto, a civilização maia entrou em colapso no início do século 10, provavelmente devido à superpopulação e aos danos resultantes ao equilíbrio ecológico.
Outra civilização, a tolteca também influenciou a história cultural do México. Os historiadores determinaram que o povo tolteca apareceu no centro do México perto do século 10 e construiu a cidade de Tula, lar de cerca de 30.000 a 40.000 pessoas. Alguns idealizaram que os toltecas realizavam sacrifícios humanos para apaziguar os deuses. Sabe-se que um de seus reis, Tezcatlipoca, ordenou sacrifícios em massa de guerreiros inimigos capturados. Como muitas influências arquitetônicas e rituais toltecas podem ser encontradas no local maia de Chichén Itzá, no norte de Yucatán, muitos pesquisadores acreditam que os exilados toltecas fugiram para Yucatán e criaram uma nova versão de Tula lá.
Por fim, os astecas, a última das grandes civilizações nativas do México pré-colombiano, ganharam destaque no vale central do México por volta de 1427, juntamente com os toltecas e maias. Essa aliança tripla conquistou culturas menores ao leste e oeste até o império asteca atravessar o México, do Oceano Pacífico à costa do Golfo. No auge, os astecas governavam 5 milhões de pessoas por meio de um sistema bem estruturado de unidades auto-sustentáveis chamadas calpulli. As unidades tinham seu próprio conselho de governo, escolas, exército, templo e terra, mas prestava homenagem ao líder supremo do império. Influenciados pelas civilizações mexicanas anteriores, os astecas realizavam cerimônias religiosas extraordinárias que apresentavam danças, procissões e sacrifícios.
3.2 História do meio
Hernán Cortés, espanhol, chegou a Veracruz em 1519. Acreditando que Cortés poderia ser o deus da serpente Quetzalcoatl, o rei asteca Moctezuma II convidou o conquistador para
Tenochtitlán. Esse gesto foi desastroso porque Cortés formou muitos aliados a caminho da cidade. Com isso, em maio de 1521, Cortez e seus seguidores atacaram e conquistaram os astecas. Cortés colonizou a área e nomeou-a Nueva España (Nova Espanha). Em 1574, a Espanha controlava grande parte do império asteca e havia escravizado a maior parte da população indígena. Para agravar o cenário, as doenças trazidas à sociedade pelos espanhóis devastaram a população indígena de Nueva España, matando cerca de 24 milhões de pessoas entre 1521 e 1605.
A Igreja Católica influenciou na região quando os missionários começaram a chegar em 1523. Os missionários construíram muitos mosteiros e converteram milhões de pessoas ao catolicismo.
Durante esse período tumultuado, os colonos de Nueva España, nascidos na Espanha
(Peninsulares), entraram em conflito com os espanhóis que nasceram no México (criollos). Muitos criollos ficaram ricos e queriam poder político igual, que agora residia com os peninsulares.
O rei Carlos III da Espanha, preocupado com o crescente poder da Igreja, expulso jesuítas de Nueva España no final da década de 1700. A ocupação da Espanha por Napoleón Bonaparte em 1808 comprometeu a estrutura política e econômica do país, que por sua vez enfraqueceu o domínio da Espanha na Nueva España.
3.3 História recente
No dia 16 de setembro de 1810,
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