A História da Aviação
Por: Giovani07 • 12/3/2019 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1][pic 2] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: História da Aviação
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Valmir Lemos
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1ª questão: No ano de 2004, a Airbus Industries lança o A-380, aeronave com capacidade de transportar entre 407 e 853 passageiros que chegava ao mercado para concorrer com o já famoso B-747. À época, em resposta à novidade lançada pela concorrente europeia, a Boeing oferece às companhias aéreas o B-787 Dreamliner, uma aeronave com capacidade de transportar 242 (atualmente 330) passageiros. Apesar das diferenças entre os produtos lançados no mercado, a meta comum era apresentar opções inovadoras para a popularização do transporte aéreo e o incremento do lucro das empresas clientes.
Em face ao exposto, explique quais eram os principais argumentos usados pelas concorrentes - Airbus e Boeing - para tentar convencer os seus clientes de que o seu produto era o melhor para os interesses das companhias aéreas. (3ptos)
R: A AirBus cria o A380 acreditando num transporte crescente e em massa de passageiros, com capacidade de alto nível de transporte de passageiros e de carga, trazendo a ideia futura de um transporte massificado de ponto a ponto.
Já a Boeing usa a ideia de um voo mais confortável, com menos escalas para os passageiros, além de novas tecnologias que visam o bem estar dos clientes e tripulantes, a Boeing também alega que o 787 trás economia operacional para as empresas aéreas.
2ª questão:Leia as afirmações abaixo e assinale com (V) as frases corretas e com (F) as incorretas: (4 ptos)
- ( F ) O de HavillandComet, aeronave que inaugurou a era dos motores a jato na aviação comercial, apresentou erros no projeto de construção que resultaram no rompimento da sua estrutura durante voos em grandes altitudes. A falha provocou graves acidentes e a aeronave foi retirada de voo. Naquele período, a única aeronave a jato em operação era o Tupolev-114. Entretanto, depois de realizadas as correções no projeto, o Comet voltou a voar e reassumiu a liderança entre as aeronaves em atividade na aviação comercial da sua época.
- ( F ) O Boeing 707, aeronave que começou a ser produzida na metade da década de 1950, foi a primeira aeronave com cabine pressurizada utilizada na aviação comercial.
- ( V ) Criado em 1975, os Sistemas Integrados de Transporte Aéreo Regional (SITAR), visavam a desenvolver a aviação regional no Brasil e também adquirir aeronaves Bandeirantes produzidas pela Embraer com o objetivo de estimular a indústria aeronáutica nacional.
- ( V ) O Instituto Técnico de Aeronáutica (ITA), criado nos moldes do Massachusetts Instituteof Technology (MIT) dos EUA, deu origem à moderna indústria aeronáutica brasileira.
3ª questão: Na segunda metade do século passado, a corrida espacial, disputada entre americanos e soviéticos, atraía a atenção da humanidade que, pela primeira vez na história, acompanhava os lances de uma competição científica permeada por interesses políticos e ideológicos.
Naquele período, satélites e seres vivos eram lançados rumo ao espaço sideral, visando a atingir objetivos científicos e alcançar conquistas até então inéditas para o homem.
...