A História da Música
Por: MAYARADIB7 • 11/11/2023 • Artigo • 2.993 Palavras (12 Páginas) • 40 Visualizações
História da Música
com Alvaro Siviero
SINOPSE
Um novo paradigma emerge e a música se transforma. A música modal
cede espaço para a música tonal, a música do período barroco, que introduz
novos e interessantes recursos nas composições.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ao final desta aula, espera-se que você saiba: as mudanças engendradas
pelo humanismo/renascimento; o que é a música tonal; qual compositor é
responsável por sua criação; quais são os três componentes básicos da música;
o que é tríade; quais as características da música barroca.
INTRODUÇÃO
Como falávamos em nosso encontro anterior, houve um momento, na
história da humanidade, com fortes repercussões artísticas, em que o homem
se tornou o grande centro da produção cultural. Nós conhecemos esse
momento como humanismo, renascimento, um período bastante
antropocêntrico, no qual olhar para fora, olhar para Deus, olhar para as
realidades externas, ganhou menos importância do que olhar para si mesmo.
Não havia necessidade dessa postura. Muitas vezes, são inseguranças,
são desejos de autoimpor-se ou desejos de querer espevitar um pouco o outro,
para garantir a própria superioridade diante das críticas de quem é mais e
quem é menos. As comparações, as invejas, tudo isso vem, obviamente, como
uma espécie de esgoto, recorrente de uma atitude antropocentrada. Por outro
lado, não podemos esquecer que o movimento do humanismo foi
maravilhoso, porque surgiram grandes artistas. Na pintura, surgem artistas
como Raffaello Sanzio, Michelangelo, Da Vinci e Botticelli.
Além disso, não podemos esquecer que foi nesse período do
humanismo que, não só nas artes, mas no mundo como um todo, estavamacontecendo as grandes incursões. Cristóvão Colombo1 saiu para as Américas,
Pedro Álvares de Cabral2 chegou aqui no Brasil, em 1500, exatamente neste
período que é considerado o período do renascimento, do humanismo.
Vemos que o homem começou a mostrar que, de fato, é homem. É como
se o homem assumisse a sua identidade: eu nasci para ser grandioso, eu nasci
para fazer as coisas acontecerem. Isso é extremamente apaixonante. O homem
é um animal racional. Nessa racionalidade da alma dele, das potências
superiores, da inteligência e da vontade, coloca os sentimentos humanos que
têm. Os homens possuem sentimentos maravilhosos e outros que podem ser
perigosos, como sentimentos de raiva, de ódio. Mas há os sentimentos de
amor, de compaixão, esses sentimentos que movem a cada um de nós. Tomada
a decisão com a nossa inteligência e a vontade aderindo àquilo, no sentido de
eu quero isso que a inteligência está me propondo, porque vejo verdade e
bondade nisso, aí os sentimentos podem ser utilizados para adrenalizar tudo
isso.
Tomada a decisão com a nossa inteligência, tomada a decisão com a
inteligência e a vontade aderindo aquilo, eu quero isso que a inteligência está
me propondo porque eu vejo verdade aqui e eu vejo bondade aqui, aí os
sentimentos podem ser utilizados para adrenalizar tudo isso.
A MÚSICA TONAL
Enfim, o homem estava descobrindo coisas maravilhosas. Em dado
momento, a música, que até então era modal e marcada por uma vertente mais
vocal do que instrumental, começou a ser reavaliada. Nessa reanálise, houve
uma mudança de paradigmas bastante grande. A música passou a ser
analisada do ponto de vista de cada som, do ponto de vista de cada nota em si e
não mais do intervalo que existia entre uma nota e outra. É aí que damos
origem ao conceito de música tonal 3, a qual iniciou-se, fundamentalmente,
1 Navegador (1451 - 1506).
2 Navegador (1467 - 1520).
3 Período barroco.com um grande nome da música barroca, do período barroco na música,
Johann Sebastian Bach4.
Johann Sebastian Bach
Este compositor alemão nasceu na pequena cidade de Eisenach. No
entanto, com a sua produção musical, ele mudou o mundo. É impressionante
perceber que, ainda em vida, Bach foi extremamente respeitado como
organista, extremamente respeitado como músico. Entretanto, ninguém o
respeitava nem o conhecia como compositor. As obras de Bach ficaram
adormecidas, esquecidas, desconhecidas por quase cem anos. Foi somente
quase cem anos depois que um outro compositor alemão, Felix Mendelssohn5
resgatou uma das joias da composição de Johann Sebastian Bach, que é a sua
grande “Paixão Segundo São Mateus6”, uma obra magnífica.
Um amigo me dizia: ‘Alvaro, quando eu começo
...