A História e Teoria da História
Por: gorus • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO: HISTÓRIA LICENCIATURA
DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA HISTÓRIA
DOCENTE:
ALUNO:
Hayden White: Relação entre História e ficção
Hayden White levantou questões como: Quais são as características inconfundíveis de um método especificamente histórico de investigação, o que significa pensar historicamente e quais as formas por meios das quais é produzido o discurso da História.
O debate entre a não distinção de história e ficção se passa por que White trata a produção dos historiadores como uma estrutura verbal, formada de um discurso narrativo em prosa. O autor passa a considerar a história como ficções verbais que apresentam muitas coisas em comum com as narrativas literárias, a investigação do passado formada durante a escrita da narrativa é considerada inventada, o modelo linguístico usado seria um jeito do historiador urdir o enredo para estrutura-lo da melhor forma pessoal, cada narrativa teria que ter o melhor de seus “fatos”, a decisão da elaboração permitiria a justificação de certos eventos, agentes e ações do cenário histórico.
Além da escolha do enredo, para Hayden White o Historiador tem que pensar na escolha de um dos quatro tropos linguísticos: metáfora, metonímia, sinédoque e a ironia, (as três últimas entendidas como variações da primeira). Assim o historiador utilizasse de tropos, então a distinção entre História e ficção é de forma e não de conteúdo, sendo assim segundo a teoria formada por Hayden White, tanto a História quanto a literatura produzem uma narrativa ficcional.
Porem White não deixa especificado que a diferença entre história e não “inventa” descobre ou redescobre e apresenta uma representação do ocorrido, ao contrário da literatura que o autor tem total liberdade criativa.
Referências Bibliográficas: Historiografia e teoria da história / Renata Cardoso Belleboni Rodrigues
...