A Importância da Lingua
Por: 25149424 • 8/5/2015 • Dissertação • 400 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
A importância da língua na comunicação.
A comunicação é a forma de interação com o mundo, na qual podemos transmitir pensamentos, ideias e emoções. Assim podemos influenciar todos ao nosso redor, transmitir e receber conhecimento, aprender uma nova cultura.
A língua para nós é tão importante quanto o ar que respiramos, permiti-nos expressarmos de modo claro aos outros indivíduos. Desse modo podemos passar as gerações futuras nossas crenças e valores, assim o conhecimento adquirido não se perde ao longo do tempo. Faz parte da essência humana a necessidade de se comunicar. Uma criança que não sabe falar, identificar sua mãe através de seu cheiro e o som de sua voz, por sua vez uma mãe identifica as necessidades de sue filho como fome, sono, frio e dor, através de seu choro, essa forma de comunicação não falada entre mãe e filho permanece até o desenvolvimento da língua dessa criança, ou seja, a fala.
A sempre uma forma de nós comunicarmos com o mundo, seja através da fala, escrita com gestos ou por desenhos. Como o homem pré-histórico que antes de dominar a arte da fala, se utilizava de desenhos (existentes até os dias de hoje) para contar a gerações futuras suas historias e conquistas, um legado que ajudou a humanidade entender um pouco de sua existência.
Com o avanço da tecnologia, somos capazes de conhecer outras culturas, atravessar continentes, saber o que se passa em determinado país ou cidade, sem sair do lugar. Houve muitos meios de comunicação que transformaram o mundo, o telegrafo, o telefone, o radio, o cinema, a televisão, o fax e a internet. Com esses meios de comunicação o homem foi capaz de ir muito além do que se imaginavam alguns desses meios de comunicação perderam-se no tempo e outros estão presentes em nosso dia a dia.
Podemos dizer que a língua e as varias formas de comunicação estão em constante evolução, comunicação é interação e o saber ouvir, sem ela o mundo não existiria.
O mito quer mostrar o poder criador da linguagem, que dá ao homem a capacidade de ordenar o mundo, de categorizá-lo. Com os signos, o homem cria universos de sentido. As línguas não são nomenclaturas que se aplicam a uma realidade pré-ordenada, mas são modos de interpretar o mundo. Por isso, estudar a linguagem é a forma de entender a cultura, de compreender o homem em sua marcha sobre a Terra. (Fiorin, 2002, p.73).
Bibliografia:
https://www.youtube.com/watch?v=y9qtiX7OXO0
http://www.dgz.org.br/out07/Art_03.htm
http://jhonatancarraro.wordpress.com/2009/10/04/a-importancia-da-comunicacao-e-da-linguagem/
...