A Independencia Do Haiti
Casos: A Independencia Do Haiti. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariaaritatorres • 15/3/2015 • 2.796 Palavras (12 Páginas) • 407 Visualizações
Petrônio Colégio e Curso
A Independência do Haiti
E
A América Espanhola
Trabalho referente à atividade adicional da disciplina de História para o 4º bimestre, proposta pelo professor Charles Targino para os alunos do 2º Ano (Delta) Tarde do Ensino Médio.
Maria Rita Torres Franca de Aguiar
Campina Grande/PB
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
OBJETIVOS ............................................................................................................ 04
GERAL ......................................................................................................... 04
ESPECIFICOS ............................................................................................. 04
JUSTIFICATIVA .................................................................................................... 05
METODOLOGIA .................................................................................................. 06
DESENVOLVIMENTO ........................................................................................
07
CONCLUSÃO ........................................................................................................ 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................................................. 15
INTRODUÇÃO
Diariamente vemos, nesses últimos anos, em todos os noticiários de TV, internet, rádio, revista, jornais, etc notícias sobre a Crise Econômica na Europa. Antes, porém, as manchetes eram sobre o colapso do mercado imobiliário norte-americano, a chamada ‘bolha’ imobiliária, que afetou inúmeros bancos e instituições financeiras tanto dos Estados Unidos quanto da Europa que haviam investido nesse mercado. Assim, a crise que se instalou nos Estados Unidos (similar à crise de 1929, que também começou nos Estados Unidos) se alastrou para todo o mundo. Como tudo que o Estados Unidos lança vira “hype" (moda), com a crise também não foi diferente.
Ao pesquisar sobre o tema proposto, verificamos que tudo tem relação, uma vez que as fronteiras (inclusive das crises) são ultrapassadas também em decorrência da globalização.
Por essas e outras situações é preciso compreender o processo de formação da União Europeia que descreveremos a seguir.
OBJETIVOS
GERAL :
Entender mais profundamente a Crise Européia atual.
ESPECÍFICOS:
Conhecer como funciona a União Européia;
Compreender o processo que levou a grave crise vivida nos países do bloco da UE;
Analisar as diversas nuanças da crise e como ela afeta o resto do mundo.
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho foi-nos confiado como atividade adicional para o primeiro bimestre, pela professora Fábia, para a disciplina de Geografia com o propósito de nos proporcionar um melhor aprofundamento no tema em estudo: A CRISE EUROPEIA atual. A pesquisa a cerca do assunto muito nos foi proveitosa e atrativa para compreender mais o tópico em questão.
METODOLOGIA
Para compreendermos melhor o tema proposto, buscamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o assunto em leitura de artigos da internet e de material didático, com o objetivo de definir os melhores pontos que deveríamos abordar no presente trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Para melhor compreendermos o que processo que desencadeou a CRISE EUROPÉIA atual, achamos necessário entender a formação do bloco que detem o status da região de mais alto desenvolvimento econômico e bem-estar social do planeta, a União Européia (EU).
Formação da União Européia
Vimos que o processo de formação da EU já vinha se estruturando desde os anos 50, mas foi somente em 1992, através do Tratado de Maastricht que substituiu o Tratado de Roma (década de 1957), que A União Européia foi criada oficialmente . Contava apenas com 12 países: Alemanha, França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha. Em 1995 recebeu a adesão da Áustria, Suécia e Finlândia.
Atualmente com 27 países e 480 milhões de pessoas, a UE forma o maior mercado consumidor do mundo. Forma, também, o maior PIB, com a soma de cerca de US$ 14 trilhões ou 10,8 trilhões de euros, e representa 20% do volume
...