A Participação Feminina na Segunda Guerra Mundial
Por: leo25brr • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.729 Palavras (7 Páginas) • 375 Visualizações
CENTRO DE ENSINO MÉDIO PASTOR DOHMS
Participação Feminina na Primeira Guerra Mundial
Leonardo Nissinen
Maria Julia Stumpf
Matheus Andrade
Pedro Pimenta
Professora Orientadora: Carolina Aveline Bisinella
Componente curricular: Ciências Humanas
Porto Alegre
2017
Sumário
Resumo 2
Abstract 2
Introdução 3
Primeira Grande Guerra Mundial 4
Participação feminina na Primeira Grande Guerra Mundial 4
Cartazes Publicitários 4
Referências bibliográficas: 7
RESUMO
A Primeira Guerra Mundial foi um período que favoreceu a introdução de novas funções sociais às mulheres. Os objetivos deste trabalho foram apresentar os papéis que as mulheres tiveram para favorecer seu(s) país (e) durante a Primeira Guerra Mundial, apresentando possíveis mulheres que ficaram na história. Para tanto se realizou pesquisa qualitativa e consulta bibliográfica em livros, revistas e websites. Durante o período do conflito, as mulheres trabalharam na produção agrícola e agropecuária e também na produção de armamentos, munições, embalagens e ferramentas nas fábricas.
Palavras-chave: Mulheres. Primeira Grande Guerra Mundial. Cartazes de Guerra.
ABSTRACT
The First World War was a period that favored the introduction of new social roles for women. The objective of this work was based on present (s) paper (papers) that women had to promote their country during the First World War, presenting potential women who stayed in history and their battalions, specifically, in this period. For that held qualitative research and bibliographic consultation in books, magazines and websites. During the war period, women worked in agricultural production and farming and in the production of weapons, ammunition, packages and tools in factories.
Keywords: Involvement of women. First Great War.
Introdução
O tema deste trabalho é compreender os papéis desempenhados pelas mulheres durante e a partir do período da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918).
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a participação feminina durante a Primeira Guerra Mundial, as motivações que levaram a essa participação e as mudanças na condição social feminina surgidas a partir deste período de conflito. Um resumo das causas e consequências desta guerra também é apresentado.
É importante reconhecer como as mulheres contribuíram durante o período da Primeira Grande Guerra, porque as transformações sociais causadas nesse conflito foram irreversíveis. Após esse período, as mulheres, cada vez mais, participaram das importantes tarefas e ocuparam posições de maior destaque na sociedade moderna. Até os dias de hoje, as mulheres continuam lutando pela igualdade de direitos e oportunidades.
A metodologia utilizada nesta pesquisa compreendeu a coleta de dados a partir da bibliografia (livros, revistas e websites) e de vídeos que retratam o período estudado. Além disso, analisamos cartazes publicitários diretamente relacionados às mulheres daquela época. A elaboração digital do trabalho foi realizada conforme as orientações do material “Orientações para orientação de trabalhos”, elaborado pelo CEM Pastor Dohms.
Este trabalho está dividido em três capítulos distintos. O primeiro capítulo, “Primeira Grande Guerra Mundial”, apresenta um breve resumo do conflito, causas, consequências e países envolvidos. O segundo capítulo, “Participação feminina na Primeira Grande Guerra Mundial”, exibe os papéis mais importantes que as mulheres tiveram no período do conflito, os direitos que elas conquistaram durante e após a guerra e a importância desse período para as mulheres. O terceiro capítulo, “Cartazes Publicitários”, proporciona alguns cartazes produzidos durante a Primeira Grande Guerra Mundiais direcionados para as mulheres daquela época e uma breve descrição dos mesmos.
Primeira Grande Guerra Mundial
A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. A concorrência econômica entre estes países aumentou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. O “estopim” da 1ª Grande Guerra Mundial foi causado pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o herdeiro do trono do Áustria-Hungria, ocorrido pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip. Por causa desse ato, a Áustria-Hungria fez uma ameaça contra o Reino da Sérvia o que resultou em uma guerra que durou de 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918.
Para a historiadora bósnia Vera Katz, pesquisadora do Instituto de História da Universidade de Sarajevo, o atentado não passou de uma gota d’água. “As grandes potências, como Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, França, estavam preparadas para a guerra. Havia tantas crises no mundo, como no Marrocos, no Japão e na Rússia, questões sobre o Império Otomano, conflitos entre Rússia e otomanos… Creio que foi apenas uma faísca para o começo” (KATZ, s/data)
O conflito envolveu as grandes potências do mundo inteiro, que se organizaram em duas alianças opostas:
-Tríplice aliança entre o Reino Unido, França e Império Russo.
-Impérios Centrais, aliança entre o império Alemão e a Áustria-Hungria.
A Europa sofreu os impactos de um conflito que prejudicou sua economia como um todo. A Primeira Grande Guerra causou profundas transformações no cenário político, social e econômico. Apesar de também ter sofrido com um significativo número de baixas e gastar aproximadamente 36 bilhões de dólares, os EUA tiveram suas compensações. No ano posterior à guerra, o país triplicou suas exportações em comparação ao ano de 1913 e a renda nacional atingiu um valor duas vezes maior. No plano político, a Europa começou a sofrer uma verdadeira crise de valores. Em meio às desilusões de um continente destruído, as tendências comunistas e fascistas começaram a atrair boa parte da população.
...