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A Pintura Do Renascimento Europeu

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Por:   •  30/3/2014  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  774 Visualizações

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A Pintura do Renascimento

Na pintura, o renascimento é marcado por grandes evoluções e avanços, pois é apartir deste cotexto que os artistas unem arte a ciência.

Contrariando os ideias medievais, que tinham sua arte fixada na teologia (estudo sobre Deus), os artistas renascentistas se baseavam no Humanismo, que nada mais é do que o estudo e/ou conhecimento do homem.

Neste momento da história, o artista ganhou liberdade para produzir obras que expressavam seus sentimentos, suas caracteristicas próprias que os distinguiam dos demais, começaram a respirar autonomia artística gerada pelo Individualismo. Acabou o anonimato que tanto reinou no período medieval, pois não haviam regras pré estabelecidas para a arte da pintura que limitassem a temática e a forma como seriam representadas as figuras.

Principais temas utilizados nas pinturas:

• Santos, Virgem; Figuras bíblicas

• Retratos

• Mitologia

• Natureza

Principais artistas:

• Holbein e Dürer (Alemanha)

• Van Eyck. Bosch e Bruegel (Flandres)

• Masaccio, Leonardo da Vinci, Rafael, Miguel Ângelo, Boticelli (Itália)

Um artista que podemos usar como exemplo deste marco, sendo um dos pioneiros desta inovação para a transição do Gótico ao Renascimento é incontestávelmente Giotto di Bondone (1267(?), Vespigniano, Itália - 1337, Florença, Itália), que inovou a forma de abordar temas religiosos em suas obras, representando os santos como pessoas comuns, humanizando e dando uma forma um tanto tridimensional as pessoas em suas obras, muito diferente da arte pictórica da Idade Média, que colocava os santos em escala maior em relação as figuras humanas.

Podemos destacar algumas características da pintura renascentista que até já haviam sido empregadas pelos artistas da arte Gótica, sendo: o uso da perspectiva, representando espaços reais, dando proporção e noção de distância entre os objetos vistos de perto e de longe através do estudo da matemática e geometria, podendo assim transmitir a visão espacial do ponto de vista do artista através da pintura; o uso do claro-escuro, onde os pintores iluminavam algumas partes e sombreavam outras, dando a impressão de profundidade e volume incomum aos corpos, e com este jogo de cores podiam evidenciar as figuras mais importantes e ofuscar os elementos complementares da obra. Outra característica notável é o realismo que foi reforçado pela experiência do conjunto de perspectiva com o uso do claro-escuro.

"A Virgem do pintassilgo" de Rafael

Jan Van Eyck

Jan Van Eyck (1390 – 1441), foi um grande pintor flamengo do século XV, fundador do estilo gótico tardio influenciando assim o Renascimento. Sua busca pelo realismo nas suas obras foi tão aprofundado que empregou a técnica da perspectiva e aperfeiçoou a pintura a óleo (que já esxistia em Flandes) e com este aperfeiçoamento criou a tinta a óleo com secagem rápida.

Van Eyck é caracterizado pelo naturalismo (extremo do realismo, onde o que se pinta é fiel ao que é visto, mostrando que o individuo é determinado pelo ambiente e pela sua hereditariedade). Seus ideias influenciaram muitos pintores já que numa época em que os artistas queria de fato expressar a realidade, atraves de estudos incansáveis, um pintor que tenha tamanha sensibilidade na execução de suas obras vira uma referência.

Suas obras mais consagradas foram: o político “A Adoração do Cordeiro Místico” e o “Casamento de

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