A Revolução Industrial
Por: dudaalvarenga • 21/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 93 Visualizações
REVOLUÇÃO INGLESA
Nome: Maria Eduarda Pereira Alvarenga Braga.
Turma:I2B.
QUESTÕES ABERTAS
1-Explique as condições históricas que favoreceram o desenvolvimento da Revolução Inglesa, no século XVII.
R: - Carlos I no poder; absolutista; o parlamento existia, mas não tinha poder político, com isso, gerou um descontentamento do parlamento;
- Questão religiosa, os puritanos eram perseguidos e somado a isso, Carlos era casado com uma católica, então, os puritanos eram contra Carlos I;
- A burguesia e a gentry (pessoas ricas e importantes, mas não tinha participação política) queriam participação política;
- O rei cobrava muitos impostos da população sem consultar o parlamento;
- Short Parlament, período em que a Inglaterra estava vivendo uma crise econômica e o rei convoca o parlamento para cobrar mais impostos, mas o parlamento não só vai contra, como também quer que o rei siga uma constituição e então o rei dissolve o parlamento de vez.
2-(Unicamp)
A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis ao desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra. Com base em tal afirmação, explique de que forma a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra uma das maiores potências econômicas do período.
R: As restrições da revolução ao poder real significavam que um parlamento dominado por representantes da burguesia tinha poder sobre as questões mais importantes do país. Dessa forma, foram dados passos para desenvolver gradualmente a atividade comercial e fornecer à Inglaterra a acumulação de capital para liderar o desenvolvimento das tecnologias e práticas que marcaram a Revolução Industrial.
3-Explique em que medida a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da Bill of Rights.
R: A Bill of Rights, é justamente a legislação que torna o rei inferior ao Parlamento, então, após a assinatura da mesma, a monarquia absolutista perdia seu lugar no contexto político britânico, onde quem manda é o Parlamento, o primeiro ministro.
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
Questão 1 – (UNESP) … o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente. HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.
O autor do texto está se referindo:
- à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.
- ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais.
- ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.
- ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.
- às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizavam o período.
JUSTIFICATIVA: Após a derrubada da monarquia absolutista, a Inglaterra tornou-se uma República que, a princípio, foi governada pelo próprio Parlamento, mas que, depois, caiu nas mãos de Oliver Cromwell, que implantou uma ditadura no país entre 1653 e 1658. Com isso, o Parlamento inglês tornava-se a principal instituição política da Inglaterra, subjugando o rei.
Questão 2 - (UNESP) A Revolução Puritana (1640) e a Revolução Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do século XVII. Sobre o conjunto de suas realizações, pode- se dizer que:
- determinaram o declínio da hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram forte redução da produção e exportação de manufaturados.
- resultaram na vitória política dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.
- envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram na retomada do poder pelos católicos e em perseguições contra protestantes.
- geraram um Estado monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.
- precederam as revoluções sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.
JUSTIFICATIVA: Considerando-se as duas revoluções, em conjunto, pode-se expressar verbalmente que que elas engendraram um Estado monárquico em que o poder autêntico devia se submeter aos constrangimentos estabelecidos pela legislação e venerar as decisões tomadas pelo Parlamento conforme o Bill of Rights, de 1689.
Questão 3- (PUC-RJ) “Para o progresso do armamento marítimo e da navegação, que sob a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e ao poderio deste reino [...], nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios pertencentes à Sua Majestade, ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que [...] pertencem a súditos ingleses [...] e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses [...], nenhum estrangeiro [...] poderá exercer o ofício de mercador ou corretor num dos lugares supracitados, sob pena de confisco de todos os seus bens e mercadorias [...]”. Segundo Ato de Navegação de 1660. In: Pierre Deyon. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 94-95.
...