A Segunda Revolução Industrial
Resenha: A Segunda Revolução Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 2/11/2014 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
A Segunda Revolução Industrial, iniciou na segunda metade do século XIX (1850 - 1870), e envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido.
A Segunda Revolução Industrial é vista como um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. E com ela veio o crescimento de estradas de ferro, os navios a vapor e invenções cruciais, que resultaram no barateamento do aço, transporte rápido e menores custos de produção.
Esse período, foi marcado por desemprego no campo e migração de trabalhadores rurais para as cidades, em busca de emprego na indústria. Onde a população urbana passa ser maior do que a rural, motivado pelos empregos nas cidades.
O uso da energia elétrica na iluminação urbana, residencial e industrial e a utilização do sistema de linha de produção nas indústrias são outros aprimoramentos da Segunda Revolução Industrial
O carvão mineral começa a ficar atrás do petróleo e do gás natural como combustíveis e fontes de energia.
Tecnológicas que melhoraram muito a qualidade de vida das pessoas e ajudaram a aumentar a produção das indústrias: Prensa móvel, Motor de combustão interna, Telefone, Rádio, Autofalante, Fita elétrica, Furadeira elétrica, Microfone, Gramofone, Refrigerador, Filme fotográfico, Antena, Cinema, Automóvel, Lâmpada elétrica, Fonógrafo, Válvula eletrônica, Raio X.
...