A Sociologia e geopolitica
Por: carmo.pedro • 27/2/2016 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
1) As grandes potencias capitalistas capazes de formar e manter a hegemonia politica de seus estados membros foi a Inglaterra no século XIX e os EUA na segunda metade do século XX.
As 2 (duas) principais dimensões foi uma maior comercialização de produtos dos EUA do que o da Inglaterra, mesmo os EUA sendo uma colônia da Inglaterra, assim como o Brasil foi de Portugal, difundindo ideologias, pensamentos e causando revoltas, pois não tinham um pacto colonial.
No século XIX o movimento da Revolução Industrial dá força a Inglaterra que passa a dominar a Espanha e Portugal com a comercialização de seus bens produzidos forçando a compra de seus produtos.
Com a crise da Venezuela de 1902, marca-se a passagem da hegemonia europeia para os norte americanos.
2) Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio é para formar um conjunto de metas entre os governos de vários países-membros da ONU com avanços significativos na redução da pobreza em nível global, tornando o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. O Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio tem mostrado um crescimento de crianças frequentando as escolas primarias, a redução das mortes caíram drasticamente.
Na África foi introduzido a educação primária universal, também avançou na igualdade de direitos e no combate à SIDA, tuberculose e malária. Avançou na redução da mortalidade maternal e apoio à gravidez. Mas apesar do avanço significativo, a África não vai conseguir alcançar a meta estipulado pela ONU, em reduzir para metade a pobreza extrema e a fome, mas em algumas áreas a África avançou bastante, como por exemplo, na redução da mortalidade maternal em 42% embora o esperado era de 72%, segundo a ONU.
Odusola diz que mesmo após 2015, África terá que continuar a lutar contra a desigualdade em todas as suas formas: a desigualdade de rendimentos, de géneros, e entre os centros urbanos e as áreas rurais. Os ODM são um canteiro de obras permanentes e a África, conclui o perito, está no bom caminho.
O Brasil está cumprindo com as metas de alcance dos ODM, desde a posse do Presidente Lula. O Brasil alcançou alguns dos Objetivos com uma década ou mais de antecedência.
...