A Teoria de História - Síntese
Por: reginanil • 30/10/2019 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Teorias da História I
Segundo Parès "sem teoria da História não existe nem pode existir a História"(1983, p.12). Explique.
A Teoria d História é muito importante para que se constitua História de verdade, pois por meio da teoria o historiados busca refletir sobre os fatos, pesquisa, discute, e disciplina a si mesmo.
Como o próprio livro base enfatiza, muitos são aqueles que sem buscar na teoria da História se formavam por meio de um currículo puramente factual e memoristico e o mesmo repetia o que aprendia , seja na sala de aula ou onde fosse exercer sua função de historiador como mero observador e assim não ajudava a fazer a História, não investigava ou buscava beber da fonte, engolia o que lhe era dado, sem questionar.
Porém, a Teoria da História se faz necessária para ajudar na solução de problemas, implica em reflexão, investigação, reflexão e utilização de métodos para se entender a História e escrever sobre a mesma, ou seja sem Teoria de História não há trabalho cientifico possível sobre a História.
De acordo com Jörn Rüsen, em sua analogia, a teoria favorece 'aprender a ver a floresta ao invés de nos perdermos em uma multidão de árvores' (2001, p. 38), ou seja, olhar o conjunto, para só então começar a entender as partes, primeiro delimitar o campo para buscar os instrumentos necessários para burilá-lo.
A Teoria da História é uma autorreflexão do historiador sobre seu fazer histórico, essa auto reflexão, é vital no dia-a-dia da ciência, segundo Rüsen (2001, p. 14), (...) tem o objetivo de analisar o que sempre foi a base do pensamento histórico em sua versão cientifica (...).
Se Teoria da História não existe nem pode existir História, porque somente existiriam fatos puramente, sem reflexão, análise, subjetividade, conceitos, apenas os fatos pelos fatos, a história memoralística.
Referência Bibliográfica
ZANIRATO, Silvia Helena. Teorias da história I. Maringá: Eduem, 2011. 142p
...