TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Triste História De Plágio Dos Alunos Nas IES

Artigo: A Triste História De Plágio Dos Alunos Nas IES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

FONTE: http://submit.ac.uk/pt_br/local-media/1818-alunos-acreditam-que-professores-nao-reconhecem-plagio

Mais de três quartos dos estudantes brasileiros acreditam que os professores não notariam plágio nos seus trabalhos, revelou uma pesquisa.

O estudo perguntou a alunos de aproximadamente 50 universidades e faculdades de todo o país sobre suas experiências e entendimento sobre plágio.

Apenas 23% acredita que seus professores são capazes de detectar trabalhos que não são originais.

Mais de 250 estudantes universitários e pós-graduandos que que estudam em diferentes cursos responderam à pesquisa realizada pelo site britânico plagiarismadvice.org, que oferece consultoria especializada e treinamento para o setor de educação.

O site é patrocinado pela Turnitin, a ferramenta líder mundial de prevenção ao plágio que já é usada pela UNESP e USP.

Mais de 85% dos estudantes são a favor do uso de softwares de detecção como o Turnitin.

A consultora acadêmica do Turnitin, Gill Rowell, disse: "os alunos parecem ter um bom nível de conscientização sobre o plágio e as várias atividades que constituem má conduta acadêmica".

"Os alunos são majoritariamente a favor do uso de softwares de detecção e estão interessados em defender a reputação das suas universidades".

"No entanto, é preocupante o fato de apenas um terço dos alunos acreditar que sua instituição está lidando com a questão do plágio de forma suficientemente séria".

Quase 90% dos estudantes são contra o plágio, pois sentem que isso desvaloriza e desqualifica seus estudos, entretanto, mais de um quarto admitiu já ter cometido plágio".

Muitos alunos acham que a educação sobre o plágio e sobre como fazer citações corretas deve começar desde cedo.

Um aluno disse: "isso deve ser ensinado na escola primária para evitar esses problemas mais tarde na vida acadêmica".

E muitos concordaram que precisam de orientações mais claras dos seus professores.

O Professor Marcelo Krokoscz, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), que apresentará um seminário semanal online em cooperacao com a Plagiarismadvice.org concorda: "Talvez estejamos pressupondo que todos os alunos sabem escrever relatórios científicos, mas isso é um erro!"

Ele complementa dizendo "Como podemos pedir para os alunos que não plagiem se não lhes ensinamos como escrever academicamente?"

"Sinto-me motivado pelo fato de a maioria dos alunos que participaram do estudo concordarem com o uso de softwares de detecção porque apesar disto ser uma forma de identificar quem está cometendo plágio também é um auxílio para ensinar maneiras corretas de escrever e citar academicamente."

Professor Krokoscz apresentará 3 seminários online sobre temas relacionados ao plágio académico e integridade académica, o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com