A linguagem gráfica
Resenha: A linguagem gráfica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaPeterle • 22/8/2013 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
A linguagem gráfica é construída pela modulação de variáveis da retina (ou visuais), também chamadas de Elementos Gráficos. Por ser a retina o órgão sensível do olho, todas as variações percebidas por ela são chamadas variáveis da retina, tendo propriedades perceptivas específicas, a saber:
a) Tamanho - é usado para representar dados quantitativos, traduzindo a cada uma relação de proporção entre os diversos elementos cartográficos . Para a sua representação, usam- se as formas básicas (círculos, quadrados, retângulos, triângulos), conferindo-lhe tamanhos proporcionais ao valor dos dados. Varia do grande, médio e pequeno.
A variável tamanho, ou dimensão, é uma variável que possibilita realizar com muita clareza a comparação entre valores quantitativos distintos. Ao ser utilizada para a representação de dados distribuídos em unidades político-administrativas, como municípios e estados, possibilita a representação desses dados através de símbolos proporcionais, com o uso de figuras geométricas planas ou sólidas. No que se refere aos aspectos da natureza, é fácil estabelecer comparações entre elementos como as unidades do relevo, as formações vegetais, as áreas dos lagos, açudes e represas, as espessuras dos rios de uma bacia. Artificialmente, também fica fácil observar, através da variável dimensão, a hierarquia da rede urbana de uma região, pelo tamanho dos símbolos que representam as diferentes cidades. Por tudo isso, a variável tamanho é seletiva, ordenada e quantitativa.
b) Valor - é usado para representar ocorrências ordenadas, através da variação de tonalidade de determinada cor ou do branco ao preto, passando pelos tons cinza. O branco representa ausência (0 %) e o preto a totalidade (100 %), e os outros níveis representam valores intermediários, do claro (percentagens menores) ao escuro
...