A palavra quilombo
Resenha: A palavra quilombo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thais_Sylvestre • 10/10/2014 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
A palavra quilombo era um local de refúgio dos escravos, africanos e afrodescendentes (negros e mestiços), havendo minorias indígenas e brancas. O mais famoso na História do Brasil foi o de Palmares.
Quilombos eram redutos, afastados dos centros urbanos, que reuniam principalmente ex-escravos negros que fugiam de seus senhores em busca de liberdade. Eventualmente, alguns índios e brancos pobres também habitavam os quilombos.
Geralmente, localizavam-se em locais de difícil acesso, como no meio de matas, selvas ou em montanhas, esses núcleos se transformaram em aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e às vezes ao comércio, alguns tendo mesmo prosperado. Seus habitantes, chamados “quilombolas”, formavam comunidades que buscavam manter suas tradições religiosas e culturais; alguns chegavam a reproduzir a organização social africana. Sobreviviam por meio da pesca, da caça, da coleta de frutas e da agricultura; também praticavam o comércio dos excedentes com as populações ao redor.
Existem registros de quilombos em todas as regiões do país. Primeiramente um destaque especial ao estado de Alagoas, mas, Podemos encontrá-los nos seguintes estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.mais precisamente no interior do estado na cidade de União dos Palmares, que até hoje concentra o principal e maior quilombo que já existiu: o quilombo dos Palmares.[4]
O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1597, nas terras da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Em pouco tempo, o seu ideal de liberdade e competente organização fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade.
Até que, em 1695, a expedição de Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo dos Palmares e assassinou Zumbi. Destruiu um território livre símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra de homens e mulheres em busca da liberdade e da construção de uma nação.
Zumbi dos Palmares: Líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão que foi assassinado em 20 de novembro de 1695. E por isso no Dia 20 de Novembro se comemora o dia da consciência negra.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091028153524AArJS9q
Bibliografia: Wikipédia e Yahoo respostas .
CONCLUSÃO: como vimos nesse trabalho, o dia da consciência negra é um dos dias mais importantes do calendário brasileiro, ele honra a nossa raça negra e os nossos antepassados índios, que, apesar de tudo, sempre foram os vencedores dessa história.
Uma das vantagens oferecidas e que considero a mais importante foi o conhecimento que tive a respeito da história e seu atuante papel nas transformações do Brasil.
O DIA 20 DE novembro SERVE COMO UMA LIÇÃO E UM EXEMPLO PARA MUITAS PESSOAS E ATÉ ALGUMAS PRECONCEITUOSAS, PARA Mostrarmos OS NOSSOS ANTESCENDENTES E A NOSSA HISTÓRIA.
...