A teoria do “branqueamento”
Artigo: A teoria do “branqueamento”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelyklu • 4/6/2013 • Artigo • 325 Palavras (2 Páginas) • 477 Visualizações
1. A teoria do “branqueamento”
Na tese do branqueamento reside a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros. O branco, sendo uma raça superior, seria predominante sobre a negra, garantindo a melhoria genética da prole. Havia frases do tipo “Ele é branco e belo” e “O preto é amaldiçoado por Deus”, que circulavam em todas as esferas sociais, construindo uma mentalidade preconceituosa no seio da população brasileira.
A teoria do branqueamento foi de tal forma imposta que os próprios negros passaram a ter vergonha de si mesmo desprezando suas origens.
A ideologia do branqueamento era uma espécie de darwinismo social que apostava na seleção natural em prol da “purificação étnica”, na vitória do elemento branco sobre o negro, com a vantagem adicional de produzir, pelo cruzamento inter-racial, um homem ariano plenamente adaptado às condições brasileiras (CARONE 1965, p. 16)
É a partir da miscigenação que entra em cena a figura do mulato. O fato de ser negro no Brasil trazia um estigma negativo e ser branco era sinal de que a pessoa podia ter privilégios. O espaço do mulato era um pouco melhor do que o do negro porque de alguma forma possuía um pouquinho da genética do branco e isso dava a ele o estatuto de superior aos negros e a condição de ser inferior aos brancos.
Analise no vídeo a seguir a mistura do preconceito com a religião
<http://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y>.
Fica difícil ser negro num país assim, não é? Pare o vídeo e analise profundamente o rosto da senhora negra que está em pé. A cena captura o imaginário social desse período com muito acerto.
2. Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica
De acordo com Gomes (2003), o racismo produz o preconceito racial, que é um julgamento negativo sobre pessoas ou grupo de pessoas que, por sua vez, gera a discriminação racial pode ser entendida como o racismo na prática.
Para a autora, o preconceito teoriza e a discriminação executa.
...