ATIVIDADE CRESCIMENTO ECONÔMICO
Trabalho Escolar: ATIVIDADE CRESCIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatafranciscon • 11/10/2013 • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
2013
A transformação institucional da sociedade russa, ocorrida nos últimos anos, teve sérios reflexos na sua estrutura social. Mudaram e continuam a mudar as relações de propriedade e poder, reestruturam-se os mecanismos de estratificação social, e ocorre uma intensa mudança das elites. No cenário social, surgem novos grupos sociais, camadas de massa são marginalizadas, amplia-se o fosso social. As relações econômicas criminalizam-se cada vez mais. Em conseqüência, muda o sistema de interesses, de métodos de comportamento e de interações sociais dos diversos grupos. Esses fenômenos, que à primeira vista parecem isolados um do outro, representam na realidade facetas diferentes do processo de transformação da sociedade. Por isso, é importante estudá-los, não apenas em particular, mas também em sua interligação. A tarefa fundamental dos cientistas sociais é a descrição da sociedade russa como um sistema social integrado, que se encontra em transformação, antes de mais nada, por influência de forças motrizes internas. As características mais importantes desse sistema são, em primeiro lugar, a estrutura social, isto é, a composição, a posição e as relações dos grupos determinadores do seu desenvolvimento, e, em segundo, a estratificação da sociedade, ou a distribuição dos grupos mencionados na escala hierárquica dos status sociais.
Como critérios básicos de status dos grupos sociais e, correspondentemente, também da estratificação da sociedade, costuma-se considerar: o potencial político, expresso pelo volume de funções de poder e de direção; o potencial econômico, que se manifesta na dimensão da propriedade e dos rendimentos e no nível de vida; o potencial sócio-cultural, que reflete o nível de escolaridade, qualificação e profissionalismo dos trabalhadores, as particularidades do modo e da qualidade de vida; e, finalmente, o prestígio social, que constitui um reflexo concentrado das características citadas. Todos esses critérios estão de certo modo interligados, mas, ao mesmo tempo, formam "eixos" relativamente independentes do espectro da estratificação. Os conceitos de potencial político (de direção), econômico e sócio-cultural dos grupos são aplicáveis à maioria das sociedades contemporâneas, mas o seu conteúdo social concreto e a sua "contribuição" relativa para a formação dos status dos grupos, são específicos em cada uma delas.
A Rússia é a 15.º economia mundial e em constante crescimento seus principais setores econômicos são indústria, mineração (principalmente petróleo e gás natural), finanças e agricultura sua moeda é o rublo, seu PIB e´ de US$ 2,21 trilhões (estimativa 2010), PIB per capita é de US$ 10.522 (estimativa 2010), a Taxa de crescimento do PIB 4% (2010 - estimativa), a Composição do PIB por setor da economia: serviços (62%), indústria (33,8%) e agricultura (4,2%) - (estimativa 2010), com Força de trabalho (2010) de 75,55 milhões de trabalhadores ativos e aTaxa de desemprego é 7,6 % (2010).O reconhecimento do peso econômico específico das economias do Brasil, Rússia, Índia e China levou a que fosse cunhada a expressão BRIC, como forma de identificar esse conjunto de novos grandes participantes. Esses países passaram a ser considerados não apenas como ‘outros países em desenvolvimento’, mas como candidatos a desempenhar um papel de crescente importância no cenário mundial. O desempenho recente dessas economias e seus indicadores macroeconômicos contribuíram para uma consideração mais cuidadosa de suas possibilidades. Grandes mercados internos aumentam as possibilidades de obtenção de ‘exportações viabilizadas pelo crescimento’, mais do que um ‘crescimento liderado por exportações’, o que implica maiores espaços para um papel ativo nas relações internacionais. Neste documento são analisadas as relações econômicas do Brasil com esses outros três países, com ênfase na apreciação dos fluxos de comércio entre eles. O conjunto dos países BRICs tem indiscutível peso crescente na economia mundial. São participantes que não podem ser desconsiderados nas análises de potencial econômico e das relações bilaterais e regionais. Este trabalho traça um mapa das relações comerciais entre o Brasil e esses parceiros.
O jornal inglês “Financial Times” publicou uma extensa matéria sobre a economia russa e, em particular, os novos hábitos de consumo da população russa. A matéria, entremeada de fatos e comentários de sociólogos e economistas, conclui que a Rússia tem tudo para se tornar um grande, senão o maior, mercado varejista mundial nos próximos anos.
Os autores da matéria afirmam que nos últimos tempos aconteceu uma verdadeira explosão
...