Absolutismo Russo
Monografias: Absolutismo Russo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanda1235 • 5/10/2013 • 231 Palavras (1 Páginas) • 740 Visualizações
Absolutismo Russo
A figura mais importante do absolutismo russo, apesar de já os seus antecessores term tendências absolutistas, foi: Nicolau I, nascido em 1796 e coroado a 1825.
As Suas Principais Reformas Foram:
Iniciando o seu reinado em plena Revolta Decembrista, Nicolau desde cedo assumiu o seu papel de autocrata, reprimindo todos os movimentos revolucionários e sociedades secretas que conseguiu.
Considerou a ideia de abolir a escravatura, mas temia a revolta dos senhorios, por isso limitou-se a melhorar as condições dos servos.
Apostou na cultura do país, iniciando a internacionalização dos artistas russos. Investiu também em melhorias técnicas, sendo o primeiro czar a usar o telégrafo.
Ofereceu-se para ajudar a travar os movimentos revolucionários pela Europa, contribuindo com tropas russas. Mais tarde tentou reduzir as liberdades constitucionais e parlamentares na Polónia, o que lhe valeu o rebendar da Revolta de Novembro em 1831.
No final do seu reinado envolveu-se na Guerra da Crimeia que terminaria já depois da sua morte.
O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública.
A base social do Absolutismo era o privilégio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas. Eram:
privilégios sociais (acesso exclusivo a cargos, oficialato no exército, colégios, distinção nas vestes...);
privilégios jurídicos (direito de passar testamento, tribunais e penas especiais);
privilégios econômicos (isenções de impostos que recaíam sobre os pobres).
...