Arte Barroca
Trabalho Escolar: Arte Barroca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandadel1 • 5/10/2013 • 510 Palavras (3 Páginas) • 3.988 Visualizações
Origens e Características do Barroco
O barroco foi um movimento artístico que teve inicio primeiramente nas artes plásticas e depois se difundiu na música, no teatro e na literatura. A origem do barroco se deu na Itália do século XVII. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, e permaneceu até o final do século XVIII.
Contexto histórico
Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos permaneciam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste momento e expressa todo o contraste deste período.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são requintadas, ricas em detalhes e expressam as emoções da vida e do ser humano. O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas características, embora os principais atributos do barroco estejam presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos.
BARROCO EUROPEU
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto às renascentistas e aparecem de forma eficaz, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos pioneiros do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, e o holandês Rembrandt.
BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o passar do tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu na cidade de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII).
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira
...