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Arte Barroca No Brasil

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Por:   •  17/3/2014  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  774 Visualizações

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1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro.

Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.

2. ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE - A ARTE BARROCA NO BRASIL

2.1 A Arte Barroca no Brasil

O barroco, no Brasil, foi introduzido pelos missionários católicos que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Desenvolveu-se do século XVII ao início do século XIX. O poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, é um dos seus marcos iniciais. Atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com orador Padre Antônio Vieira, na escultura com Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho) e na pintura com Mestre Ataíde.

No Brasil, o barroco floresceu em num período em que os residentes lutavam por estabelecer uma economia auto-sustentável - contra uma natureza selvagem e povos indígenas nem sempre amigáveis. Dessa forma, o Barroco brasileiro variava de uma região para outra; nas regiões que enriqueceram com a mineração e o comércio de açúcar encontramos igrejas feitas por artistas de renome, enquanto nas regiões onde não se encontravam essas riquezas – como em São Paulo - as igrejas apresentam trabalhos modestos de artistas menos experientes.

No século XVII, época em que o barroco começou a se inserir em nosso país, era comum encontrar grandes painéis azuis e brancos formados pela junção de muitos azulejos com cenas religiosas, figuras mitológicas ou, ainda, cenas históricas ou da literatura. Mais que um simples elemento decorativo essa era uma forma de a igreja Católica transmitir à população de maioria analfabeta, mensagens religiosas e histórias bíblicas.

Já no período Barroco a escultura complementava a arquitetura através das talhas - ornamentos esculpidos em madeira, mármore, marfim ou pedra. As formas esculpidas sugeriam movimento e quebravam a monotonia das linhas retas. As talhas de madeira com várias cores são chamadas policromadas, porém as mais vistosas são as douradas, revestidas por uma película de ouro. Em algumas igrejas, como na igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto a talha se combina com a pintura.

Com o desenvolvimento do neoclassicismo a partir das primeiras décadas do século XIX a tradição barroca caiu progressivamente em desuso, mas traços dela seriam encontrados em diversas modalidades de arte até os primeiros anos do século XX.

O barroco deu forma a uma larga porção da identidade e do passado nacional, já foi chamado de a alma do Brasil e pó ser uma significativa parte de nossa herança em arte, tradições e arquitetura é hoje Patrimônio da Humanidade.

2.2 O Barroco de Pernambuco

A partir de 1759 Recife teve grande crescimento econômico, entre suas construções barrocas mais bem cuidadas está a igreja de São Pedro dos Clérigos. Essa igreja teve suas obras iniciadas em 1728 e concluídas em 1782, segundo projeto de Manuel Ferreira Jácome. A fachada barroca de pedra e a verticalidade do edifício eram incomuns nas igrejas brasileiras do século XVII.

2.3 O Barroco de Salvador

Na segunda metade do século XVII Salvador era a capital do país e o centro econômico da região mais rica do Brasil, aí encontramos igrejas riquíssimas como a igreja de São Francisco que junto com o convento de São Francisco de Assis e a igreja da Ordem Terceira forma o conjunto arquitetônico barroco mais conhecido da cidade.

No frontão da igreja de São Francisco estão os aspectos mais significativos do Barroco: as linhas curvas lembrando as linhas dos elementos da natureza, como plantas e conchas. Seu revestimento interno é todo em talha dourada, o que fez com que essa igreja fosse chamada de “a igreja mais rica do Brasil”.

2.4 O Barroco do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro só viria a ter destaque econômico e cultural com o início da extração do ouro em Minas Gerais, no século XVIII. Com seu porto, a cidade passou a centro de intercâmbio entre a região da mineração e Portugal.

Em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a nova capital do país, a partir daí foram erguidas muitas construções como o Aqueduto da Carioca mais conhecido como os Arcos da Lapa por sua localização no bairro da Lapa e a igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência localizada no largo da Carioca que teve sua construção iniciada ainda no século XVII e concluída em 1773.

A escultura barroca do Rio de Janeiro contou com artistas portugueses e com um brasileiro em especial: Mestre Valentim (1750-1813), tão respeitado quanto Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho), nosso artista barroco mais conhecido e admirado.

Em 1783 foi inaugurado no Rio de Janeiro o Passeio Público, obra projetada por Mestre Valentim. Sua concepção seguiu a idéia, comum na Europa, de que um jardim com ruas, lagos, fontes, bosques, esculturas e pavilhões representaria a natureza controlada e organizada segundo a razão humana.

2.5 O Barroco de São Paulo

Fundada

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