TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cruzadas

Pesquisas Acadêmicas: As Cruzadas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Em síntese as cruzadas consistiram em diversas expedições militares organizadas por diversos reinos cristãos do Ocidente, nos séculos XI, XII e XIII, o objetivo era libertar a Terra Santa do domínio dos turcos. Elas foram organizadas assim que os turcos proibiram as peregrinações dos cristãos ao Santo Sepulcro, originando uma onda de indignação e revolta no mundo cristão.

O contexto daqueles dias era de mudanças no sistema feudal. A igreja, principal instituição da Europa ocidental, enfrentava problemas com a corrupção de muitos de seus bispos e padres, que levavam uma vida luxuosa e acabavam por abandonarem suas obrigações religiosas. Nos feudos, a população se tornava cada vez mais numerosa e não era possível produzir a quantidade suficiente de alimentos para todos.

Segundo Souza muitos feudos passaram a expulsar servos mediante a carência de recursos suficientes para alimentar uma população tão extensa. Passou a ser comum os senhores feudais deixarem suas propriedades de herança apenas ao filho mais velho, essa ação tinha como objetivo garantir os níveis de produção e evitar a fragmentação das propriedades. Com isso surge uma ampla classe de marginalizados que não se enquadravam mais nas estruturas do sistema feudal e que passaram a viver de mendicância ou da realização de assaltos e pequenos furtos, foi dentro desse contexto que a igreja encontrou as condições necessárias para a organização das cruzadas.

As Cruzadas constituíam uma mistura de guerra, peregrinação e penitência os guerreiros cruzados, conhecidos também como "peregrinos penitentes", acreditavam que seus pecados seriam perdoados caso completassem a jornada e cumprissem a missão divina de libertar locais sagrados, como a Igreja do Santo Sepulcro.

Segundo Rossi a cruzada tinha como característica determinante de representação a cruz costurada no peito ou no ombro e motivos que não eram somente os religiosos como motivação, mercadores viram nas Cruzadas a oportunidade de ampliar seus negócios abastecendo os exércitos que atravessavam a Europa a caminho do Oriente.

As Cruzadas também buscavam unificar as forças da cristandade ocidental, divididas por guerras internas, e concentrar suas energias contra um inimigo comum, os chamados "infiéis muçulmanos".

Alguns fatos são bem curiosos, como por exemplo:

- O termo "Cruzadas" não era usado no período em que estes eventos históricos aconteceram. As pessoas desta época chamavam estes acontecimentos de "guerra santa" e peregrinação.

- De acordo com historiadores cerca de um de milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram devido as Cruzadas.

- O papa Urbano II disse na primeira convocação para a 1º Cruzada que todos aqueles que lutassem contras os muçulmanos iriam para o Paraíso e teriam todos seus pecados perdoados.

- Além de cavaleiros (guerreiros), muitos camponeses, religiosos e aventureiros foram lutar, mesmo sem nenhum preparo, na Primeira Cruzada em 1096.

- Logo após a convocação do papa Urbano II (1095), Pedro, o Eremita, mobilizou e liderou milhares de pessoas em direção à Terra Santa, grande parte destas pessoas eram pobres, ladrões e mendigos e ao chegarem à Ásia Menor foram mortos, presos ou escravizados pelos exércitos turcos da região. Este evento passou a ser chamado de "A Cruzada dos Mendigos" ou "Cruzada Popular".

- Em 1212, entre a 3ª e 4ª Cruzadas, houve a Cruzada das Crianças. O movimento contou com cerca de 50 mil crianças que foram enviadas para o Oriente. Despreparadas e sem condições de combates, muitas morreram ou foram escravizadas. A ideia partia do principio que somente "almas puras" poderiam vencer os muçulmanos e retomar Jerusalém. De acordo com estudiosos, este evento mistura fatos reais com fantasias.

- A Terceira Cruzada ficou também conhecida como "Cruzada dos Reis", pois contou com a participação de três importantes reis europeus: Ricardo, Coração de Leão (Inglaterra); Frederico Barba Ruiva (Sacro Império Romano-Germânico) e Filipe Augusto (rei dos Francos).

- As Cruzadas Medievais foram financiadas, principalmente, por reis, nobres e pela Igreja Católica.

As Cruzadas deixaram os seguintes legados para sua época:

- Modificaram sua época e abriram caminho para o surgimento de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com