TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Entre O Feudalismo E A Organização Escolar No Contexto Agrário

Artigos Científicos: As Diferenças Entre O Feudalismo E A Organização Escolar No Contexto Agrário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

As diferenças entre o Feudalismo e a Organização escolar no contexto agrário

O vídeo Crise do Feudalismo e o 1º capítulo A Organização Escolar no contexto da Consolidação do Modelo Agrário-Exportador Dependente(1549-1808) relatam duas realidades totalmente diferentes.

No vídeo em nenhum momento se fala de educação escolar e sim dos senhores feudais cedendo parte de suas terras aos vassalos em contrapartida esses tinham obrigações ao receber posses da terra, aonde ficavam sujeitos as obrigações feudais tais como:

Corvéia : Trabalho que o servo faz para o senhor feudal. Fica entre o assalariado e a escravidão, porém ele não é escravo.

Talha :Servo(vassalo) ganha um lote de terra ,portanto ele tem obrigações com o suserano que lhe cedeu a terra, tudo que ele produzir 50% é do senhor feudal.

Bananiladade : Espécie de pedágio com o uso do forno, do moinho e o uso da estrada.

De acordo com o 1° capítulo do livro a preocupação era com o processo de colonização começando com a conversão dos índios pela catequese e pela instrução escolar .Esta política organizadora dos portugueses ficou a cargo dos chefes dos jesuítas Manoel de Nobrega com obrigação de implantar uma aculturação sistemática e intensiva do elemento indígena aos valores espirituais e morais da civilização ocidental cristã, a colonização dependia disso.

Porém com os problemas da comercialização de Pau-Brasil e ouro veio a preocupação de colonizar através da ocupação do povoamento e o cultivo da terra.

Com isso deu a chegada da burguesia, com essa característica social a instrução e educação escolarizada só podia ser conveniente e interessara camada de dirigentes, pequena nobreza e seus descendentes.

Seguindo o modelo de colonização houve a necessidade de mão-de-obra para as atividades coloniais ,os burgueses começaram a traficar escravos.

Ficando os índios, mamelucos e mestiços afastados do aprendizado escolar seguindo o regimento da Companhia de Jesus. Portanto a formação da elite colonial era preparada para o trabalho intelectual, mesmo assim os graus acadêmicos nessas escolas eram obtidos pelos critérios de maior propriedade de terras e escravos.

Até a chegada da Pombalina com o alvará e a extinção da Companhia de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com