TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Nova Ideologias Da Revolução Industrial

Monografias: As Nova Ideologias Da Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

União Ibérica

Período em que Portugal e suas colônias foi controlado pela Espanha.

A União Ibérica foi a união da Coroa Portuguesa com a Coroa Espanhola, dominação esta que durou de 1580 a 1640.

A nomeação de um espanhol como Rei de Portugal fez com que todos os portugueses passassem a ser súditos da Coroa Espanhola.

A União Ibérica teve como uma das principais consequências, o descumprimento do Tratado de Tordesilhas.

Com a morte do Rei Português Dom Sebastião I, o Cardeal Dom Henrique assumiu o governo de forma provisória. De idade já avançada Dom Henrique também morreria logo em seguida deixando Portugal numa crise sucessória.

O parente mais próximo do falecido monarca lusitano era o também monarca Felipe II da Espanha.

D. Catarina, duquesa de Bragança, e Dom Antônio, Prior do Crato também se candidataram ao cargo de regente mas nada puderam fazer quando as tropas espanholas invadiram Lisboa afim de intimidar aqueles que eram contrários a nomeação de Felipe II como novo governante português.

Felipe II foi considerado legítimo herdeiro de Dom Sebastião, conquistando o direito de sentar no trono lusitano. Em Portugal o Rei Espanhol passou a ser chamado de Felipe I.

Em 1580 Felipe II assumiu a Coroa Portuguesa tornando-se senhor de um vasto território que passou a englobar também o recém descoberto Continente Americano.

Como consequência desta união, os colonos portugueses da América passaram a transpor a Linha imaginária de Tordesilhas.

Outro fator mais grave foi a quebra do acordo açucareiro entre Portugal e Holanda. A Espanha que estava em guerra contra Holanda, fez com que os portugueses cortassem relações comerciais com os Holandeses. Esse episódio acarretou a invasão do território brasileiro por parte da Companhia das Índias Ocidentais dando inicio a Guerra Luso-holandesa.

As Invasões Holandesas visavam a conquista das áreas produtoras de açúcar do Brasil e dos portos africanos fornecedores de mão de obra escrava. Queriam com isso continuar com o lucrativo comércio de açúcar antes feito em parceria com Portugal.

Depois de serem repelidos na Capitania de Salvador, os Holandeses conseguiram com sucesso se instalar em Pernambuco.

A Espanha não estava em guerra somente com a Holanda mas sim com quase todos os países europeus que adotaram religiões protestantes. Toda a riqueza oriunda das Américas foi gasta para a criação de um exército que tinha como principal arma uma Esquadra Naval que ficou conhecida como Invencível Armada Espanhola.

Assim como a Espanha, Portugal foi arrastado a uma crise econômica originada dos altos gastos que os espanhóis faziam para o esforço de guerra.

Cansados dessa situação os portugueses se rebelaram contra o dominação espanhola. Em 1640 a União Ibérica chegaria ao fim com ascensão da Dinastia de Bragança ao poder português, tendo D. João IV como o primeiro Rei desta Dinastia.

Anos depois os Holandeses seriam expulsos do Brasil com ajuda de nativos e colonos brasileiros já descontentes com a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com