As principais ideias políticas de Maquiavel e Hobbes
Resenha: As principais ideias políticas de Maquiavel e Hobbes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 158947521 • 31/8/2014 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 719 Visualizações
Principais Idéias políticas de Maquiavel e Hobbes
Maquiavel através de sua obra O Príncipe, percebemos que ele possuía um pensamento voltado de que o governante deveria fazer o necessário para atingir seus objetivos, sendo conduzido de acordo com a situação, sem limites e que mesmo sem qualidades, transparecer ao povo como se tivesse, descon-fiando de todos como rivais, usando a falsidade, de uma forma generalizada mesmo que fosse preciso usar mentiras, armações e assassinatos. Era melhor que o governante fosse temido que amado. Ele afirma através de seus escritos que a política deve se desgarrar da ética, moral e conceitos religiosos, deve se afirmar em si mesma.
Hobbes através de sua obra O Leviatã, defende que o poder provinha de uma força institucionalizada especificamente para o direito positivo e não apenas de um mero fenômeno de força.
Concepção política de Maquiavel e as praticas adotadas pelos políticos do Brasil
A política brasileira de forma predominante, através do individualismo, devido o que cada representante procura alcançar, pode definir que mesmo considerado individual, cada um por si, e quando se unem buscando um resultado mais amplo, mas sem deixar seus próprios ideais, o principal é o poder, o mesmo poder definido por Maquiavel na sua obra “O Príncipe”. Usando se da eficiência e astucia, as próprias regras políticas são fruto da cor-relação de força entre os que disputam o poder, o que interessa é o poder, mesmo que tenha que abrir mão da ética e da moralidade, sem importar com os meios a utilizar para alcançar este.
...