Criação de uma estrutura histórica que identifique pensadores filosóficos e suas principais idéias.
Seminário: Criação de uma estrutura histórica que identifique pensadores filosóficos e suas principais idéias.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kcau.brusamolin • 5/5/2014 • Seminário • 1.013 Palavras (5 Páginas) • 418 Visualizações
1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.
Pensadores
Principais ideias
Sócrates
Estudava o limite que separa o homem dos animais. Postulava que a principal característica humana era a razão, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade.
Platão
Definiu um “lugar” para a razão em nosso corpo, definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem. Concebia a alma separada do corpo e, quando alguém morria, a matéria (corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles
discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia. Postulava que a alma e o corpo não se dissociavam. Para ele, a psyché seria o princípio ativo da vida e, argumentou que o homem tinha uma alma racional, que tem a função pensante.
Santo Agostinho
defende que a marca original do homem é sua tendência para o pecado original, a busca egoísta do desejo de posse e de prazer. Estabelecia a distinção entre corpo e alma. Esta última imortal, por ser o elemento que liga o homem a Deus. Para ele, o homem, no seu caminho ao encontro com Deus, deveria se livrar das coisas mundanas e carnais.
Tomás de Aquino
buscou, em Aristóteles, a distinção entre essência e existência, mas afirmava que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade. Aquino admitia a possibilidade da busca pelo conhecimento por meio dos sentidos, além das verdades reveladas (verdades da fé).
René Descartes
postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido de espírito, é uma máquina.
Hegel
demonstra a importância da história para a compreensão do homem;
Darwin
derruba o Antropocentrismo com sua teoria Evolucionista.
Augusto Comte
postula a necessidade de um maior rigor científico na construção dos conhecimentos nas ciências humanas.
Fechner
E
Weber
estabelece a relação entre estímulo e sensação
Wilhem Wundt
cria na Alemanha, na Universidade de Leipzig, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia. Por este fato e sua extensa produção teórica na área, ele é considerado o pai da Psicologia moderna ou científica. Nesse contexto, o seu status de ciência é obtido à medida que se,
William James;
Funcionalismo tem como base eleger a consciência como o centro das preocupações e buscar a compreensão de seu funcionamento, na medida que o homem a usa para se adaptar ao meio.
Edward Fitchner
Estruturalismo também se preocupa com a consciência, mas principalmente em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.
Edward L. Thorndike
Associacionismo formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia e que admitia que a aprendizagem acontece por um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas. Formulou, também, a Lei do Efeito, de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com esta lei, explica que todo o comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se houver recompensa (reforço positivo); se for castigado, seu comportamento tenderá a não se repetir.
Watson, e tem como seguidores Pavlov e Skinner
O Behaviorismo define o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento
Freud,
A Psicanálise nasce na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.
...