TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Trabalho Universitário: Atividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

1. Porque os olmecas são considerados a cultura matriz da Mesoamérica?

Entre 1200 e 400 a.C., floresceu a civilização olmeca, tida como cultura matriz das grandes sociedades mesoamericanas. O legado olmeca inclui arquitetura monumental em pedra, esculturas, construção de canais, cultivo de milho e do feijão.

2. Compare a organização das civilizações asteca maia e inca destacando suas semelhanças e diferenças.

ASTECAS:

Economia:

As chinampas eram grandes esteiras de junco sustentadas por hastes fixadas no fundo dos lagos. Na superfície da chinampa era depositada a fértil lama encontrada no fundo dos lagos. Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola. Além disso, os astecas também utilizaram de canais de irrigação que tornavam possível o plantio em regiões menos férteis.

Sociedade e Política:

Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império. No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras o contato entre os homens e os deuses.

INCAS:

Cultura e religião:

O idioma quéchua serviu de instrumento unificador do império inca. Como não tinha escrita, a cultura era transmitida oralmente. Com um conjunto de nós e barbantes coloridos, chamados quipos, os incas desenvolveram um engenhoso sistema de contabilidade. Na matemática, utilizavam o sistema numérico decimal. Os artesãos eram peritos no trabalho com o ouro. Mesmo sem conhecer o torno, alcançaram um bom domínio da cerâmica. Seus vasos tinham complicadas formas geométricas e de animais, ou uma combinação de ambas. A religião inca era uma mistura de culto à natureza (sol, terra, lua, mar e montanhas) e crenças mágicas. Os maiores templos eram dedicados ao Sol (Inti). Realizavam sacrifícios tanto de animais como de humanos.

Organização e Economia:

Os incas eram os maiores exportadores de coca de toda a Mesoamérica, sendo seus principais compradores os maias, astecas, olmecas, toltecas, petecas e bistecas. Para manter a economia viva, o governo possuía grandes fazendas públicas de coca, onde as pessoas trabalhavam de sol a sol para receber um pequeno salário, pago em folhas de coca, para variar. Como não havia moedas, a coca era a base da economia inca.

MAIAS:

SOCIEDADE

A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do continente americano. Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com