Atividade Em grupo analisando, e, interpretando os temas das páginas
Tese: Atividade Em grupo analisando, e, interpretando os temas das páginas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RosemeireGuerra • 27/9/2013 • Tese • 952 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
Atividade Em grupo analisando, e, interpretando os temas das páginas 06 à 22, do PLT nº 168, da Disciplina de Introdução ao Estudo do Direito:
1° DIREITO A
Método Jurídico
O método jurídico consiste em uma série de regras com finalidade de resolver um determinado problema ou explicar um fato por meio de hipótese.
São vários os métodos utilizados para o estudo de um problema, entre eles podem ser citados: o indutivo, o dedutivo, os dialéticos, o fenomenológico e outros.
Todos eles visando de forma a pesquisar e resolver os problemas, levando em consideração o raciocínio lógico, sociológico, biográficos etc.
Mas em todos esses casos jurista participara da compreensão ou da interpretação.
Técnica Jurídica
Conjunto de meios, adotados na elaboração das leis, de maneira a tornar eficaz seu espírito, mais fácil a sua compreensão e mais atingível o seu fim.
São elementos dispostos ao interprete, ao aplicador do direito, que facilitam a interpretação, e a consequente aplicação das normas jurídicas. Alguns desses elementos são previstos em algumas normas jurídicas.
Sistema Jurídico
Um dos objetivos da ciência do direito é construir o “sistema jurídico”, para satisfazer as necessidades criadas por variadas situação sociais, e a solucionar os mais diversos conflitos de interesses. Cada País, tem o seu Sistema Jurídico, ou seja, cada Estado tem seu próprio Sistema Jurídico, a fim de se criar, e, aplicar as normas que regem toda a organização de um povo.
O Direito Comparado
O Direito Comparado estuda as diferenças e as semelhanças entre os ordenamentos jurídicos de diferentes Estados. Mais especificamente, envolve o estudo dos diferentes sistemas jurídicos existentes no mundo, incluindo o direito comum, o direito civil, direito socialista, a lei islâmica, a lei hindu, e da lei chinesa. Ele inclui a descrição e análise dos sistemas jurídicos estrangeiros, mesmo onde não há comparação explícita é realizada. A importância do direito comparado aumentou enormemente na idade atual do internacionalismo, a globalização econômica e de democratização.
Embora auxilie no estudo de diversos ramos do direito, é no direito internacional privado que a disciplina do direito comparado exerce papel essencial: as instituições jurídicas estrangeiras são estudadas por meio da comparação entre ordenamentos jurídicos.
Teoria Geral do Direito
Destina-se a estabelecer os elementos formais, essenciais e comuns a qualquer norma jurídica, independente de seu conteúdo, bem como formular os conceitos jurídicos fundamentais, indispensáveis ao raciocínio jurídico.
É uma disciplina que dedica - se á analisar dos conceitos jurídicos fundamentais que são comuns aos diferentes sistemas jurídicos ou ramos do direito. Isto é, ela busca estudar o ordenamento jurídico em sua totalidade, a partir da observação dos vários sistemas jurídicos, definindo, assim, os grandes eixos de construção e aplicação do direito, sendo útil para fundamentos de decisões, porém não é obrigatoriamente aplicável, servindo de clareza para legisladores.
A Sociologia jurídica
É frequentemente definida como o ramo da sociologia dedicado ao estudo do direito. Esse conceito, porém, é disputado, havendo quem entenda tratar-se de um campo de pesquisa autônomo ou ligado ao direito.
Independentemente da definição, a sociologia do direito, como também é conhecida, ******
é tributária da antropologia, da ciência política, da psicologia e, especialmente, da sociologia, ou seja, emprega métodos e teorias desenvolvidas nessas ciência no estudo do direito, de suas instituições e de seus atores. A sociologia do direito também usa pesquisas conduzidas em áreas do direito, como direito comparado, critical legal studies, filosofia do direito,
...