TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física Na Idade média

Ensaios: Atividade física Na Idade média. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  2.450 Visualizações

Página 1 de 2

“Os historiadores por muito tempo se perguntaram se “o homem medieval” havia praticado esporte. Ora, parece que os exercícios físicos da Idade Média não se ligam nem ao esporte antigo (grego, em particular) nem ao moderno, isto é, tal como ele foi ele codificado desde o século XIX. O “esporte medieval” não apresenta nem o caráter de referência à sociedade de organização institucional, nem as condições econômicas que foram as do esporte na Antiguidade ou quando de seu renascimento, no século XIX.”

"Os exercícios físicos, porém, tiveram grande importância na Idade Média. Chegaram mesmo a fazer daquilo que Nobert Elias chamou de o "processo civilizador", que consiste sobretudo em "civilizar o corpo". Ora, se aceitarmos a definição de esporte que ele oferece em Sport et jhcivilisation, parece difícil empregar o termo "esporte" para designar os jogos corporais medievais. Pois o esporte não é apenas um "combate físico não violento", mas também uma prática que postula a igualdade social dos participantes, necessita de um lugar específico e reproduzível para a sua prática (estádio, ginásio etc.), de regras compartilhadas pelos adversários, assim como um calendário de competições que lhe seja próprio." No mesmo livro, ainda temos:

"Uma primeira característica dos exercícios medievais reside na separação quase completa entre os jogos corporais cavalheirescos, destinados a adquirir uma formação militar e a exibir as práticas particulares das camadas superiores da sociedade, e os jogos populares. Em uma palavra, a organização de um torneio não é a mesma de um jogo. Não há equipes regulares, nem estádios, para apontar apenas as características mais notáveis. O outro conjunto de exercícios físicos praticados na Idade Média é o das camadas inferiores da sociedade, particularmente dos camponeses. Esses exercícios comportam também um aspecto guerreiro ou indicam no mínimo combates de defesa.

Nada de estádio, nada de circo na Idade Média. Nada de esporte. Pois não existe lugar específico reservado a essas práticas. Campos, vilarejos, praças: são sempre espaços improvisados que servem de terreno para o desenrolar das fortes tensões e das “excitações agradáveis” do corpo, isto é, do corpo-a-corpo em público, para retomar o vocabulário de Norbert Elias.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com