Atps Rede Social E Terceiro Setor
Ensaios: Atps Rede Social E Terceiro Setor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sss12345 • 7/11/2014 • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 512 Visualizações
Super Social
quinta-feira, 6 de junho de 2013
REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR
REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR
O que é SOCIEDADE CIVIL? Existem diversos conceitos sobre sociedade civil e após algumas pesquisas e discussões, entendemos que é tudo o que compõe, da alicerce e forma a sociedade em que vivemos, como instituições voluntárias cívicas que recebem ou não a apoio do Estado. Todos em busca de um interesse em comum, “ a melhoria da sociedade em que vivemos”.
Temos diversas necessidades emergenciais, porém, há a importância da avaliação do que é primordial, para que todos possamos estar juntos na luta por uma sociedade mais justa.
A sociedade tem que abrir os olhos em questão dos nossos direitos dos civis e dos deveres do Estado, pois juntos somos mais fortes em luta aos nossos objetivos.
Para melhor compreender o assunto vamos entender o que é o Terceiro Setor e quais os seus objetivos. Buscamos informações na internet a respeito da definição, organizações, voluntariado, atuação, manutenção e objetivo principal.
Definição:
Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas
Organizações:
Entre as organizações que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
Voluntariado:
Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão-de-obra voluntária (que não recebem remuneração pelo trabalho).
Atuação:
As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.
Manutenção:
O Terceiro Setor é mantido com recursos de doações de empresas e pessoas físicas e, também, com repasse de verbas públicas. Existem também muitas associações que conseguem obter recursos através da organização de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisas, agendas, etc).
Objetivo Principal:
As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/terceiro_setor.htm
Etapa 4
O espaço assumido pelas ONGs no lugar dos movimentos sociais
Existe um livro chamado HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS( A Construção da Cidadania dos Brasileiros) de MARIA GLÓRIA GOHN, que fala sobre diversas lutas e movimentos sociais desde o século XVIII até os mais recentes antes da chegada das ONGs como intermediárias da sociedade.
Vamos conhecer algumas parcerias envolvidas e queremos saber dos leitores se os resultados são transformadores ou não na sociedade, comprovando ou negando o papel da ONG como ator coadjuvante nas conquistas sociais.
Conheça o guia de site de ONGs, onde podem conhecer um pouco mais das entidades existentes, acesse: http://www.guiademidia.com.br/ongs.htm
É de extrema importância que a sociedade conheça as ONGs existentes para que possam ir em busca de seus direitos, as utilizando como intermediárias. Segue abaixo algumas especializações que as ONGs trabalham:
3ª
...