BANDEIRANTES: HERÓIS OU VILÕES
Ensaios: BANDEIRANTES: HERÓIS OU VILÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arnaldotiopet • 8/9/2014 • 261 Palavras (2 Páginas) • 663 Visualizações
Os Bandeirantes são descritos em livros, imagens e pinturas como homens fortes, de olhares penetrantes, elegantes vestidos com botas de montaria, calções de veludo e casacas de couro almofadados. Mas na realidade eram homens miscigenados, magros, de pele morena e andavam descalços. Eram mamelucos, fruto de mestiçagem entre Portugueses e Índios.
Os Bandeirantes tiveram um papel importante em nossa história, foram responsáveis pela expansão do território nacional.
Durante muito tempo, os Bandeirantes foram tidos como “heróis” na nossa literatura histórica, o que é uma contradição pois, os interesses deles era apenas obter lucros através da escravidão de indígenas, capturar escravos fugidos e pedras preciosas, além de saquearem aldeias e tudo o que é de mais ruim que um ser humano possa cometer contra outro.
Até o século XVII, capturar indígenas e vender como escravos, passou a ser a base da econômia nacional, durante algum tempo, esse negocio foi tão lucrativo que chegou a ser chamado de “NEGÓCIO DO SERTÃO”.
Durante esse período ocorreu a falta de escravos Africanos no mercado e passaram a controlar o tráfico de escravos trazidos da África obrigando os Srs. de escravos a comprarem dos bandeirantes, índios.
Alguns escritores como: Paulo Setubal e Belmonte, descreveram os Bandeirantes como heróis. A obra do escultor Júlio Guerra também faz homenagem a Borba Gato, um Bandeirante que foi procurado pelo assassinato de Dom Rodrigo Castelo Brando.
Os Bandeirantes eram homenageados por descobrirem terras, mas na realidade eram caçadores de riquezas e captura e venda de indígenas.
Enfim, os Bandeirantes na realidade foram bandidos cruéis e sanguinários, e que de Heróis não tinham nada.
...