BRICS
Resenha: BRICS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanmartins4654 • 2/2/2015 • Resenha • 486 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
O termo Brics foi criado pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O’neill para designar Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Estes países têm em comum estarem em desenvolvimento, serem de grande extensão territorial, populosos e possuírem grandes economias.
O México e a Coréia do Sul seriam os únicos países comparáveis com os países BRIC, mas suas economias foram excluídas inicialmente porque já foram consideradas mais desenvolvidas. Em 16 de junho de 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar. Desde então, os BRICs realizam cúpulas anuais e, em 2011, convidaram a África do Sul a se juntar ao grupo, formando o BRICS.
O Goldman Sachs afirma que o potencial econômico do Brasil, Rússia, Índia e China é tamanho que esses países poderiam se tornar as quatro economias dominantes do mundo até o ano 2050. A tese foi proposta por Jim O'Neill. Estes quatro países estão entre os mercados emergentes de maior e mais rápido crescimento econômico.
Apesar do grupo ainda não ser um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, como no caso da União Européia, existem fortes indicadores de que "os quatro países do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim converter "seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica." Desde 2009, os líderes do grupo realizam cúpulas anuais.
Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Em 2003 os BRICS respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009 esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países, totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial.
Vários dos mais desenvolvidos países P-11, em particular a Turquia, México, Nigéria e Indonésia, são vistos como possíveis candidatos ao BRICs. Alguns outros países em desenvolvimento que ainda não atingiram o nível econômico dos P-11, como a África do Sul, aspiram o estatuto de BRIC. Os economistas da 2011 Reuters Investment Outlook Summit, realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2010, rejeitaram a ideia de unir a África do Sul ao BRIC. Jim O'Neill, disse à cúpula que ele estava sendo constantemente pressionado sobre o BRIC por vários países. Ele disse que a África do Sul, com uma população de menos de 50 milhões de pessoas, era muito pequena como economia para se juntar aos países BRIC.
A Goldman Sachs tem argumentado que, uma vez que os quatro países do BRIC estão se desenvolvendo rapidamente, em 2050, suas economias combinadas poderá eclipsar o conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual. Estes quatro países, juntos, respondem atualmente por mais de um quarto da área terrestre do mundo e mais de 40% da população mundial.
...