Barroco No Brasil
Pesquisas Acadêmicas: Barroco No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunadbm • 15/10/2013 • 1.300 Palavras (6 Páginas) • 2.028 Visualizações
O barroco no brasil
O barroco desenvolveu-se plenamente em nosso pais do século XVIII até o inicio do século XIX. Nessa época, na Europa, os artistas a muito haviam abandonado esse estilo e arte voltava-se novamente para os modelos clássicos.
No brasil, esse estilo é claramente associado a religião católica: por todo o pais, há inúmeras igrejas construídas segundo os princípios barrocos. Há, porem, muitas outras construções-cadeias, camaras municipais, moradias de pessoas ilustres, chafarizes, etc.- que apresentam nítidas características barrocas.
Podemos apontar duas linhas diferentes no barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comercio de açúcar e pela mineração, como minas gerais, rio de janeiro, bahia e Pernambuco, encontramos igrejas com trabalho de relevo em madeira-as talhas- e portadas decoradas com estruturas, em geral feitas de pedra-sabao. Ja nas regiões onde nao havia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve feições mais modestas.
A construções jesuíticas no sul do brasil
No século XVIII, no sul do brasil, desenvolveram-se uma arquitetura e uma estrutura de caráter religioso, associados ao trabalho de catequese que os padres jesuítas realizavam com as populações indígenas.
Diferentemente da arquitetura desenvolvida nessa época, no nordeste e nas regiões das minas de ouro, as contrucoes jesuíticas no sul do brasil, muitas vezes misturaram elementos da arquitetura romântica e barroca da europa, pois eram concebidas por construtores de origem europeia. Nos edifícios religiosos erguidos na região missioneira, porem, podemos ver os tracos do barroco. Edificada no século XVIII, a igreja de sao Miguel, que fazia parte da missão de sao Miguel, é a construção da qual ainda restam algum desses elementos arquitetônicos.
A contrucao da igreja de sao Miguel, levou dez anos para ser construída. Sua estrutura é toda de pedra arenito, e que diferencia da maioria das demais igrejas missioneiras, que possuíam estrutura de madeira para sustentar a cobertura. Seu interior era ricamente ornamentado com pinturas e esculturas de madeira policromada.
O barroco da primeira capital do pais
No século XVII, houve total predomínio do barroco. Em salvador e em todo o nordeste, encontramos igrejas riquíssimas, é o caso da igreja de sao Francisco de assis, na capital baiana, que começou a ser erguida em 1708. A riqueza de seu interior, todo revestido de talha dourada, conferiu-lhe o titulo de (a igreja mais rica do brasil). Nela destaca-se, também, a beleza da fachada externa, esculpida em pedra.
No interior dessa igreja, o intenso dourado que recobre as colunas, os ornamentos dos altares e as paredes sao complementados pelos painéis que decoram o teto da nave central. O espaço interno divide-se em 3 naves. Uma central e duas laterais. As naves laterais sao mais baixas que a nave central e nelas se encontram os altares menores também guarnecidos por grande numero de trabalhos com motivos florais e arabescos dourados, anjos e atlantes. Na parte externa o elemento mais característicos é o frontão de linhas curvas da fachada. Essa igreja é sem duvida, a construção barroca mais conhecida de salvador formando um conjunto arquitetônico com um convento de sao Francisco, que tem como destaques os azulejos do claustro, e com a igreja da ordem terceira de sao Francisco, com riquíssima fachada.
A fachada dessa igreja possue figuras de santos, anjos e atlantes e os motivos florais esculpidos em pedra, e os balcões, que revelam certa influencia do barroco espanhol, fazem dela um exemplo muito particular do barroco no brasil.
O ciclo da cana leva o barroco a Pernambuco e a paraiba
Sao dessa época as contrucoes barrocas mais cuidadas, que ainda hoje testemunham esse período de riqueza, na capital pernambucana. O exemplo é a igreja de sao Pedro dos clérigos.
Essa igreja apresenta, externa e internamente, alguns aspectos arquitetônicos que chamam a atenção do estudioso da arquitetura colonial brasileira. Em seu exterior, sobressaem a portada barroca, trabalhada em pedra e a verticalidade do edifício, incomum nas igrejas brasileiras do século XVIII.
Em seu exterior, destacam-se o púlpito, os altares entalhados em pedra e o Pedro pintado por joao de deus sepulveda.
Com o ciclo do ouro o barroco chega ao rio de janeiro
Ate o principio do século XVIII, o rio de janeiro era uma cidade sem grande expressão econômica e cultural no pais. No século XVIII, mandaram construir o aqueduto da carioca.
Localizada no bairro da lapa, região central do rio de janeiro, essa construção é, hoje, usada como via dos bondinhos para o tradicional bairro de santa teresa. Famosa por suas ordens de arcos superpostos, foi feita a base de granito brasileiro e argamassa de cal, areia e azeite de peixe. Os aquedutos eram sistemas de canalização e distribuição de agua a grandes distancias.
Outra construção importante da época é a igreja de nossa senhora da gloria outeiro. O projeto dessa igreja é muito importante pois constitue uma das primeiras
...