Capitalismo
Trabalho Universitário: Capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thiaguinkenedy • 8/3/2015 • 275 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
As mudanças no mundo segundo o Capitalismo
A Questão Social surgiu na Europa Ocidental com o Capitalismo, foi quando aconteceu um grande fenómeno presente até hoje, foi uma onda de pobreza generalizada crescente entre os membros da classe operária.
O processo de urbanização, juntamente com a industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado e ao mesmo tempo, conscientializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação de toda essa exploração. Por isso, a Questão Social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu à implementação de políticas sociais.
A Questão Social pode ser definida como um conjunto de expressões da desigualdade da sociedade capitalista, a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade, as pessoas capitalistas.
O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, consequentemente, a Questão Social modificou-se. Pereira destaca três modelos de organização do Capitalismo durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adoção de qualquer destes modelos derivou das mudanças no mundo de hoje.
Segundo esta pesquisa, um sistema concentrado nos grandes Estados e nas grandes indústrias como a Coca-Cola e a Apple, para o Capitalismo Global, influenciado por fluxos financeiros e de informação, desistabilizão a vida profissional e familiar dos indivíduos de toda uma sociedade fazendo com que surjam países mais desenvolvidos que outros como os Estados Unidos(USA) e o Japão.
Segundo Mota “As distintas expressões da questão social não se traduzem em uma nova Questão Social, mas sim em novas formas para velhos conteúdos”.
...