TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Choque Cultural

Ensaios: Choque Cultural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

1. O CHOQUE CULTURAL BRANCO-ÍNDIO O papel da Igreja, o sincretismo religioso, a miscigenação e as formas de resistência indígena.

2. “ Colombo descobriu a América mas não os americanos” Esta frase é emblemática porque explicita como o contato físico não significa o contato com a cultura do outro. Dois mundos diferentes se confrontaram quando se deu a Conquista da América. Dois mundos com conjuntos culturais completamente diferentes.

3. “ Páginas em branco”. Os primeiros indígenas com os quais tomaram contato os europeus no final do século XV e início do século XVI foram aqueles que habitavam as ilhas caribenhas e o litoral brasileiro. Assim, a impressão dos europeus a respeito dos ameríndios foi marcada, a partir de então, pelo que se retratou sobre tais tribos.

4. “ Páginas em branco”. Para os europeus daquela época, os indígenas não tinham lei, não tinham rei e não tinham fé. Assim, seriam páginas em branco no processo de civilização que propunham para os ameríndios. Isso mostra, de fato, que os europeus não souberam perceber a existência de uma cultura válida entre os indígenas.

5. O papel da Igreja Católica. A Igreja Católica cumpriu papel fundamental no processo de “aculturação” indígena. Diante de um cenário europeu de Reforma Protestante e de Contra-Reforma Católica, era fundamental que os novos súditos dos países ibéricos fossem católicos, evitando-se o assédio de movimentos protestantes.

6. O Padroado Régio. A aliança entre o Rei e a Igreja foi fundamental para o processo de catequização. Por ele, o Rei se comprometia a auxiliar a Igreja em sua instalação na América. Também se comprometia a permitir que apenas o catolicismo vingasse nas colônias.

7. O Padroado Régio. A Igreja, por sua vez, se comprometia a apoiar todas as decisões reais e o Papa garantia a posse das terras aos reis católicos, por meio das bulas papais, como o Tratado de Tordesilhas de 1494. O Padroado, este acordo entre os reis católicos e a Igreja, surgiu no processo de Reconquista da Península Ibérica.

8. As ordens religiosas. Coube às ordens religiosas católicas a responsabilidade pela fé nas colônias ibéricas. Entre elas, a Companhia de Jesus, fundada no Concílio de Trento (1540), a responsabilidade principal pela catequização dos gentios.

9. Os jesuítas. Os jesuítas eram uma ordem religiosa em que a hierarquia e a estrutura militarizada garantiam considerável grau de eficiência no processo de catequização. Corajosamente se infiltrando em meio às tribos ainda “selvagens”, eles aprendiam a língua dos índios para facilitar o posterior processo de aculturação.

10. Os jesuítas. Além de aprender a língua, utilizavam a música para seduzir os indígenas. A flauta doce foi o principal instrumento a ser usado nos primeiros contatos. Também utilizavam o teatro para explicar o catolicismo, adaptando o mitos indígenas aos dogmas católicos, incentivando assim o sincretismo religioso.

11. Os jesuítas. Depois de ganhavam a confiança dos indígenas, os jesuítas iniciavam o processo de formação da redução indígena, ou da missão. Esta redução era, muitas vezes, a base da grande propriedade agrícola ou pecuária jesuíta que utilizava a mão-de-obra servil dos convertidos.

12. Os jesuítas. Para incentivar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com