TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Ensaios: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho aps

Teoria clássica da administração

O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade na sua administração.

A necessidade de aumentar a eficiência das competência das organizações, no sentido de obter o melhor rendimentos possíveis de seus recursos e fazer face a concorrência e a competição que se evoluam.

Em (1916) na França e em toda Europa surgiu a teoria clássica da administração. E enquanto a administração cientifica a ênfase é na tarefa realizada pelo operário já na teoria clássica a ênfase é na estrutura da organização.

A teoria clássica baseia-se na estrutura da organização para garantir a eficiência de todas as partes, sendo elas órgãos como: seções, departamentos pessoas “gerentes, executores”.

Henry Fayol (1941-1925) nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, viveu a revolução industrial e também a primeira guerra, formou em engenharia e fez carreira na indústria metalúrgica.

Fayol expos sua teoria em administração no livro administrationindustrielleetgenerale em 1916 seu trabalho foi divulgado por Urwickegulickantes o mesmo ser traduzido para o inglês.

A teoria clássica (Hery Fayol), deriva da corrente dos anatomistas e fisiologistas. A anatomia neste sentido se refere á estrutura das fabricas e a fisiologia, ao funcionamento. Essa escola tem como característica o objetivo de aumentar a eficiência da empresa, organizando estrategicamente seu departamentos.

Fayol distinguiu operações básicas presentes em todas as empresas: operação técnicas; operação comercial; operação financeira; e operação de segurança; operação de contabilidade; operação administrativa.

Função distinta relacionada a tarefas do administrador fora sintetizadas por Henry, como sendo: planejar, comandar, organizar ,coordenar,controlar.

De acordo comFayol (apud CHIAVENATO, 1993) certas qualidades individuais de seus empregados eram prezadas, tais como: alta capacidade física, intelectuais, moral, conhecimento da cultura geral, conhecimentos especiais relacionados sua área de trabalho e experiência relativa ao papel que irá desempenhar.

A diferença básica entre administração e organização consiste em: administração éuma série de componentes indispensáveis ao gerenciamento da empresa, como: planejamento, própria organização, o controle, e a coordenação de forma inter-relacionada. A organização corresponde ao conjunto de características estruturais criadas para o funcionamento mais objetivo e prático. Os conceitos de linha e staff são responsáveis pela base da organização da empresa.

Para Fayol, a administração possuíam alguns princípios gerais: a divisãodo trabalho; autoridade; disciplina; unidade de comando; unidades de direção; subordinação de interesse individual aos interesses grupais; centralizações; remunerações do pessoal; cadeia escalar; equidade; estabilidade e duração (em um cargo ) do pessoal; iniciativa; espirito de equipe;

Fayol defineainda o ato de administrar como; prever; organizar; comandar, coordenar e controlar funções estas que devem ser desempenhadas pelo administrador.

Para Fayol a função administrativa não se concentra unicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com