Circulação / confirmação oficial
Resenha: Circulação / confirmação oficial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaquemello • 1/10/2014 • Resenha • 3.493 Palavras (14 Páginas) • 209 Visualizações
b. Circularizações/Confirmações Formais - é a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas ao órgão/entidade, seja por interesses comerciais, afetivos, etc., de fatos ligados às operações do mesmo.
Este procedimento só tem validade para comprovação de autoria quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto à comprovar, tem participação no processo, porém ficando a
remessa e obtenção das respostas dos pedidos circularizados sob controle do Auditor. A primeira condição deve-se ao fato de o Auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão/entidade. A segunda é para evitar-se que haja influência ou modificação, por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens objeto do processo da circularização.
Os dois tipos de pedidos de confirmações de dados, usados pela auditoria são: positivo e negativo.
O primeiro é utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal.
Este pedido pode ser usado de duas formas:
Branco: quando não se colocam valores nos pedidos de confirmação; e
Preto: quando utilizados saldos ou valores a serem confirmados na data-base indicada.
O pedido de confirmação negativo é utilizado quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa de quem se quer obter a confirmação, ou seja, na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação. Este tipo de pedido é geralmente usado como complemento do pedido de confirmação positivo e deve ser expedido como carta registrada para assegurar que a pessoa de quem se quer obter a confirmação, efetivamente recebeu tal pedido.
c. Exame da Documentação Original - Trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações.
O exame realizado pelo auditor, sobre tais documentos, deve atender às seguintes condições:
Autenticidade:
constatar se a documentação é fidedigna e merece crédito;
Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa;
Aprovação: verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada; e
Registro: comprovar que o registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência contábil, fiscal etc.
d. Conferência de Somas e Cálculos - este procedimento é, por si e ao mesmo tempo, o mais simples e o mais completo. Esta técnica é amplamente utilizada em virtude da quase totalidade das operações do órgão/entidade envolver valores, números etc. Muito embora os valores auditados possam ter sido conferidos pelo órgão/entidade, é de grande importância que sejam reconferidos.
e. Exames dos Lançamentos Contábeis - é o procedimento usado pela auditoria para constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais etc., além de possibilitar levantamentos específicos nas análises, composição de saldos, conciliações etc.
f. Entrevistas - consiste na formulação de perguntas e obtenção de respostas adequadas e satisfatórias.
Este procedimento deve ser bem aplicado, evitando-se questionamentos desnecessários, não objeto da auditoria. Recomenda-se que sua aplicação seja efetuada por Auditor que tenha razoável conhecimento do órgão/entidade e da área sob exame. As respostas podem ser obtidas através de declarações formais ou informais.
Ressalte-se que toda informação obtida deve, dentro do possível, ser examinada, constatando-se sua efetiva comprovação e veracidade.
g. Exames de Livros e Registros Auxiliares - tais
registros constituem o suporte de autenticidade dos registros principais examinados. O uso desta técnica deve sempre ser conjugado com o de outras que possam comprovar a fidedignidade do registro principal.
Porém, há sempre perigo de que esses registros também possam não ser autênticos, que eles tenham sido apressadamente preparados com a única finalidade de apoiar dados incorretos.
h. Correlação entre as Informações Obtidas - durante a execução do trabalho, o Auditor executará serviços cujas informações estarão relacionadas com outras áreas de controle do auditado. À medida que for sendo observado este inter-relacionamento, o auditor estará efetuando o procedimento da correlação.
i. Observação das Atividades - é a técnica de auditoria mais intrínseca, pois envolve o poder de constatação visual do auditor. Esta técnica pode revelar erros, problemas ou deficiências através de exames visuais, e é uma técnica dependente da argúcia, conhecimentos, e experiências do Auditor, que colocada em prática possibilitará que sejam identificados quaisquer problemas no item em exame.
A observação é, talvez, a mais generalizada de todas as técnicas de auditoria. Ela não se aplica à verificação específica de problemas, da forma que o fazem a circularização ou a conferência de cálculos, sendo, ao contrário, de alguma utilidade em quase todas as fases do exame e não devendo jamais ser omitida/negligenciada.
Etapa 1- Passo 3
PAPEL DE TRABALHO
Cia. Alfa
Data de Recebimento: 24/08/2013
Funcionário Interno: __________________
Responsável: Rosiane
Conferido
por: Rosiane
RECONCILIAÇÃO BANCÁRIA
DATA
HISTÓRICO
DÉBITO
CRÉDITO
SALDO
30/11/X2
Saldo
...