Clichê
Monografias: Clichê. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aline2205 • 1/10/2014 • 281 Palavras (2 Páginas) • 1.437 Visualizações
O dinheiro não traz felicidades, pois dessa vida não s01. Em que aspectos o título do texto recupera o título do antológico poema de Castro Alves?
02. Considerando que o texto retoma o poema de Castro Alves para simbolizar a situação atual do país, o que significa a passagem “Desde então, a turba de deserdados, antigas ‘legiões de homens negros como a noite’, se morenizou”? Que outra passagem se refere ao mesmo fenômeno étnico?
03. a) Identifique a figura sonora presente em “O tinir de ferros” e “estalar de açoite”.
b) O que significa a expressão em destaque em “feriram o tímpano da pena de Castro Alves”?
04. Identifique o parágrafo inteiramente construído por oposição, em que há termos que configuram claramente antíteses.
05. Na disposição em que se encontram, formando uma sequência de pares, a construção do terceiro parágrafo caracteriza um recurso estilístico denominado:
06. O que se depreende da expressão “continuam levando às tetas magras crianças”?
07. “Sequiosa de vingança, a patuleia força seus algozes e gradearam as cabinas chiques das grandes cidades”. Identifique a figura de linguagem e o significado que ela encerra.
08. Na frase “não se sabe se tombou um escravo ou um dono de chibata, vítima da virulência da senzala pós-moderna”, o que se pode depreender denotativamente?
09. Em “Enquanto a nação se afoga em discussões intermináveis e estéreis” e “em que a mão do poeta tingiu o papel com as cores da revolta”, indique as figuras de linguagem.
10. Que nome recebe o recurso estilístico utilizado por Josias de Souza ao incorporar ao seu discurso e ao título trechos do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves?
11. Que conclusão o texto de Josias de Souza nos sugere?
e leva nada
...