Colonização Americana e as heranças encontradas nas diversas culturas americanas e principais diferenças entre as colonizações inglesa e espanhola na América
Por: joelgabriel • 27/8/2017 • Projeto de pesquisa • 1.497 Palavras (6 Páginas) • 764 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
História da America
Atividade de portfólio da Disciplina História da America , disciplina aplicada pelo professor e Tutor: Everton Luis, Elaboração de Plano de Aula , Unidade 4.
SÂO LUIS –MA – 2017
1. Temos como objetivo, nesta atividade, incentivar você a escrever uma pequena dissertação - seguindo as normas da ABNT - em que poderá realizar algumas análises e comparações históricas entre as possíveis causas das diversas diferenças entre as regiões norte e sul do continente americano, levando em consideração o processo de colonização que marcou todo o continente, mas de maneira distinta para cada região. As normas da ABNT previstas para esse tipo de texto podem ser consultadas em http://claretianobt.com.br/p/ pesquisa/tcc. Acesso em: 29 jun. 2016. Logo em seguida, tomando como base as suas reflexões, você deverá montar um conjunto de 4 a 8 aulas voltadas para alunos do Ensino Médio problematizando as diferenças entre a colonização nessas partes diferentes do continente americano Coloque suas considerações no Portfólio.
1.Tema: Colonização Americana e as heranças encontradas nas diversas culturas americanas e principais diferenças entre as colonizações inglesa e espanhola na América
2.Duração: 5 aulas/45 minutos
3. Etapa de ensino : Ensino Médio
4. Séria :3º ano
5. Objetivos da aula:
Compreender as principais colonizações no continente Americano.
Entender a existência de diferentes modos de colonização.
Desenvolver noção de Temporalidade.
Desenvolver Habilidade de análise de Mapas.
Desenvolver o sentido de análise crítica e exposição de ideias.
Trabalhar a capacidade de leitura e interpretação de texto.
Trabalhar a capacidade de produção de texto.
Justificativa: O objetivo desse plano de aula é mostrar aos alunos as diferentes estratégias de colonização utilizadas no continente americano, e as consequências nos disso nos dias atuais.
- Metodologia
Dividido em cinco aulas, esse plano de aula consiste:
Três aulas para apresentação do material didático e um vídeo sobre cada colonização: Portuguesa, Espanhola e Inglesa (Sendo uma Aula para cada.).
Uma aula para realização de um debate em sala de aula, sobre as possíveis causas das diversas diferenças entre as regiões norte e sul do continente americano.
Uma Aula para Avaliação.
- Recursos Materiais Utilizados:
Mapa das Treze colônias.
Mapa da América.
Mapa das Colônias Espanholas.
Mapa das Colônias Portuguesas.
Giz
Lousa
Equipamento de TV/VIDEO
- Recursos Didáticos:
Texto: Colonização Espanhola. De: Rainer Souza.
Texto: Colonização Inglesa. De: Rainer Souza.
Texto: Colonização do Brasil. De: Leandro Carvalho.
Texto criado na 1ª Etapa do Projeto.
Vídeo: “A colonização Espanhola e Inglesa na América”.
Vídeo: “Chegada e Colonização Portuguesa na America”.
Vídeo: “O Inicio da Colonização Portuguesa”.
- Referencia Bibliográfica
PINHEIRO, M. S. História da América II. Batatais: Claretiano, 2014.
SOUSA, Rainer Gonçalves. "Colonização Inglesa"; Brasil Escola. Disponível em
- Avaliação:
Ao final de cada aula será realizado um pequeno questionário a respeito do tema tratado na mesma, para analisar a compreensão do assunto tratado.
Nota final em duas Partes:
1ª - Baseada no debate da quarta aula.
2ª - Baseada em uma produção de texto expondo as principais características das colonizações no continente americano.
ANEXOS
O continente Americano, teve os povos indígenas como povos nativos, foram povos que por milênios se desenvolviam em todo o continente. Esse cenário começou a mudar em 1942, quando Colombo saiu navegando rumo a oeste para encontrar uma nova rota as índias. Por ter uma ideia contraria do senso comum da época de que a terra era plana, Colombo acreditava que era possível chegar a leste, navegando a oeste, o que ocasionou em um descobrimento acidental do continente americano.
No ano de 1620, o navio Mayflower saiu da Inglaterra com um grupo de artesãos, pequenos burgueses, comerciantes, camponeses e pequenos proprietários interessados em habitar uma terra onde poderiam prosperar e praticar o protestantismo livremente. Chegando à América do Norte naquele mesmo ano, os colonos fundaram a colônia de Plymouth – atual estado de Massachusetts – que logo se transformou em ponto original da chamada Nova Inglaterra.
O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão controlador da colonização, centralizado na Espanha e representado, na América espanhola, pelos chapetones. As Casas de Contratação era o órgão responsável pelas negociações e pela arrecadação de impostos tanto na metrópole (Espanha) quanto nas colônias. Os Cabildos ou Câmaras Municipais tinham como função a decretação de prisões, a criação de impostos e eram a principal fonte de poder, na medida em que as decisões eram tomadas nessas Câmaras. Os criollos (filhos de espanhóis nascidos na América) constituíam os cabildos.
O pacto colonial, ou seja, as relações entre metrópole e colônia, na colonização espanhola foi bastante rígidas, fazendo com que a extração de metais preciosos fosse destinada, quase que totalmente, para a exportação.
A mão de obra indígena foi mais intensamente utilizada que a dos negros. Os nativos eram submetidos à mita, no qual eles eram retirados de suas tribos e obrigados a trabalhar nas minas, recebendo um pagamento irrisório. Além disso, havia a encomienda, onde os indígenas não recebiam, se caracterizando como um trabalho escravo.
...