Como O Continente Africano é Dividido Geográfica E Politicamente Nos Dias Atuais?
Trabalho Escolar: Como O Continente Africano é Dividido Geográfica E Politicamente Nos Dias Atuais?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: osabido • 30/8/2014 • 561 Palavras (3 Páginas) • 5.468 Visualizações
Questões:
1.a) Como o continente Africano é dividido geográfica e politicamente nos dias atuais?
R. Atualmente, o continente Africano é regionalizado em duas grandes divisões principais, África Islâmica (África Branca) e a África Subsaariana (África Negra),situada ao sul do deserto do Saara. A África Negra, ainda é subdividida em Ocidental, Centro-Ocidental, Oriental e Meridional(Sul da África - África do Sul; Botsuana; Lesoto; Namíbia; Suazilândia;Zimbábue).
1.b) Como essas divisões foram realizadas e quais as principais diferenças entre a chamada África Negra e África Branca?
R. No aspecto físico, podemos citar o deserto do Saara, que domina a maior parte da África do Norte, como um divisor natural devido a dificuldade de atravessa-lo.
Mas é no aspecto cultural e social que as diferenças e o contraste se definem.
Na África “Branca” que também pode ser chamada de Setentrional (norte) ,possui povos de origem árabe e a religião predominante é o Islamismo. Historicamente possui um melhor índice de desenvolvimento cultural e social em comparação com a “África Negra”.
Na África Subsaariana (África Negra) o Imperialismo e o Neocolonialismo Europeu do século 19 deixaram feridas profundas, que são visíveis ainda hoje afinal, foi ignorando as realidades étnicas, físicas, culturais e linguísticas, separando povos aliados e unindo tribos inimigas, que aconteceu a partilha da África Negra.
Em geral, os países desta região do planeta possuem os piores IDH´s (índice de desenvolvimento humano) em comparação com outros continentes e vivem predominantemente da agropecuária e do extrativismo. Existe uma exceção, “o País” África do Sul, que possui polos industriais similares ao da região norte. Mas que passou por muitos problemas sociais e políticos no século 20, como a segregação entre brancos e negros ( apartheid ) .
2) Por que podemos considerar que a África é o berço da humanidade?
R.) Os dados científicos coletados recentemente, tanto referente ao DNA Mitocondrial quanto achados paleontológicos apontam a África como berço de toda espécie humanoide sobrevivente no planeta.
Foi na África que raças antigas como o Homo Habilis ou o Homo Erectus surgiram, foi no Continente Africano que ocorreu o aparecimento do moderno Homo Sapiens Sapiens .
As primeiras civilizações mundiais surgiram na África. O conceito de Estado, por exemplo, que surgiu ao longo do Nilo deu origem a uma das mais belas civilizações antigas, o Egito.
Se isto não bastasse para apontar a África como berço da humanidade, bastaria um olhar pouco atento para ver e perceber que possuímos nossas raízes na diversidade Africana. Diversidade é uma característica da raça humana. E de todos os continentes do globo, existe exemplo melhor de diversidade que o continente Africano?
3)Como o Darwinismo se contrapõe ao criacionismo? Podemos afirmar que realmente há uma contraposição entre eles?
Antes da teoria da evolução das espécies de Charles Robert Darwin, a teoria mais aceita era criacionista, ou seja, o homem
...