Como é tratada a temporalidade na arqueologia? O que é arqueologia multitemporal?
Por: Alinez.m • 12/7/2019 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
RUIBAL, Alfredo González. Hace otra arqueología: diez propuestas. Santiago de Compostela: Complutum, 2012.
- Como é tratada a temporalidade na arqueologia? O que é arqueologia multitemporal?
O trabalho da arqueologia através das análises das culturas materiais é desvendar fatos sobre o passado, que tradicionalmente se impõe entre pré-história e no máximo Idade Média.
Uma proposta de arqueologia atemporal busca romper esse paradigma com o rompimento de limites temporais nos estudos da arqueologia. A ideia é uma arqueologia que trabalhe com a multi-temporalidade de forma não–linear que rompa as barreiras do marco-histórico, que enxergue o passado que persiste no presente e questione a influência do passado no presente através de sua persistência material. A questão histórica seria refletida na busca dos fenômenos históricos refletidos no presente.
- Quais são os conceitos de uma arqueologia participativa? E da arqueologia política?
A arqueologia participativa diz respeito a um estudo que implica a participação ativa da comunidade, uma arqueologia orientada para os problemas públicos, de forma a ser fisicamente próximo e intelectualmente compreensível.
Para uma eficaz arqueologia participativa o arqueólogo precisa defender a autoridade que lhe confere conhecimento sobre a questão abordada para que não seja apenas uma das muitas vozes que expressam pareceres sobre o estudo.
A proposta da arqueologia política é composta da tradição do marxismo e teoria crítica: acredita que a política é pratica e ação, não se limita a discursos superficiais e evidencia as estruturas do poder que permitem um modo de ação. A arqueologia política se faz com o estudo da política do presente e do passado.
3- A arqueologia é tradicionalmente importadora de ideias, como tornar a arqueologia relevante além de seu campo epistemológico?
Para destacar a arqueologia como ciência original e relevante é necessário explorar conceitos dentro da própria disciplina que sirvam para uma melhor reflexão dos acontecimentos no mundo. Os elementos de reflexão em arqueologia são muitos, a arqueologia tem um método único de estudo do ponto de vista geográfico, cultural e temporal. A interdisciplinaridade que é exigida da arqueologia necessita ampliar a produção de ferramentas teóricas que iluminem o conhecimento das outras disciplinas e também o da arqueologia, para então caminhar em pé de igualdade com as outras ciências.
...