Conceito De Pobreza
Ensaios: Conceito De Pobreza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renataguigo • 16/3/2015 • 464 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
I -A Pobreza de modo geral é caracterizada pela falta de meios essenciais que garantam a sobrevivência pode ser entendida de muitas maneiras dentre elas destacaremos :
Pobreza absoluta: incapacidade dos indivíduos de assegurar para si e os seus dependentes um conjunto de condições mínimas para a sua subsistência e bem-estar, segundo as normas da sociedade.
Pobreza relativa: o indivíduo ou a família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos.
II - Causas da pobreza
Factores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.
Factores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.
Factores sócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.
Factores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.
Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas.
Factores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político.
Insegurança: guerra, genocídio, crime.
III - Consequencias:
Fome.
Baixa esperança de vida.
Doenças.
Falta de oportunidades de emprego.
Carência de água potável e de saneamento.
Maiores riscos de instabilidade política e violência.
Emigração.
Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis.
Existência de pessoas sem-abrigo.
Depressão.
Luta contra a pobreza
Uma das formas utilizadas pelos Governos para enfrentar a questão da pobreza se da através de programas de transferência de renda, que visa combater a fome e as desigualdades sociais. Um dos programas mais conhecidos é o Bolsa Família, criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito a educação e a saúde de acordo com o Artigo 6º da Constituição Federal, após a EC 064/2010, ficou com a seguinte redação:
São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Alem do Bolsa Família há outros programas, assim como o
PETI: criado para eliminar qualquer tipo de trabalho infantil, esse programa concede uma bolsa às famílias para crianças de até 16 anos.
...