Conceito de liberdade
Resenha: Conceito de liberdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacadepaula • 24/2/2014 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
2) Os conceitos liberdade/determinismo parecem dominar a reflexão sobre a realidade das ações humanas em sociedade. Explique de que maneira o argumento central do texto (que o espaço das coisas culturais é o espaço da transgressão) se relaciona com a ética filosófica?
O argumento central do texto no caso é a convivência perfeita da sociedade de formigas e abelas, o que no caso nunca acontecerá na convivência humana, pois, no texto o autor retrata o aceitamento de sua natureza como dito no texto "Operárias são operárias, guerreiras são guerreiras, e ninguém se rebela contra sua posição na hierarquia." ou como " nos reinos destes não há poder, pela simples razão de que tudo se faz por natureza; não há quem mande, quem obedeça: a própria rainha é geralmente uma grande poedeira e só.", já as relações humanas não, o ser humano tem uma ambição extraordinária, sempre está ambicionando o maior, melhor de tudo, não tem limites, sem reclama de sua posição perante a sociedade em que vive, desejando sempre mais e mais, tão ambicioso que é capaz de querer mostrar uma visão errada dessas sociedades tão organizadas e companheiras que é capaz de passar uma imagem errada sobre elas em filme de desenho animado, onde ele implanta seu desejo, sua dissidência, sua dúvida, sua vontade, sentimentos que não existem neles. O fato é que como o próprio texto fala "Desejamos além do possível. Recusamos limitações." e achamos que por acontecer conosco, o ser "perfeito", nenhum ser ou muito menos nenhuma sociedade pode ser o contrário.
...