Conceituação da Ciência Antropológica
Seminário: Conceituação da Ciência Antropológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudacorp • 9/11/2013 • Seminário • 888 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
objetivo da unidade 1 é conceituar a ciência antropológica que tem como premissa o entendimento
do homem completo e cuja preocupação é a compreensão da existência humana em sua expressão
global, ou seja, biopsicocultural. É destacada a importância do trabalho de campo para o antropólogo
da cultura e suas etapas de pesquisa. O estudo da Antropologia cultural propicia ao ser humano o
desenvolvimento de uma atitude sempre aberta ao aprendizado com a alteridade e, desse modo, estimula o
respeito às diversidades culturais.
Na unidade 1, serão abordadas as seguintes temáticas:
»» Conceituação da Ciência Antropológica;
»» Os Campos de Estudo da Antropologia;
»» As Etapas de Pesquisa da Antropologia Cultural;
»» A Antropologia Cultural e a Noção de Alteridade
1.2 CONCEITUAÇÃO DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
A expressão “Antropologia” deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa “homem” e logos,
que significa “estudo”. O objeto de estudo da ciência antropológica é o HOMEM em suas dimensões
biológica e sociocultural. A antropologia é uma ciência que tem como objetivo o conhecimento do
homem a partir do trinômio: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural (MARCONI; PRESOTTO,
2011, p. 1):
1) A Antropologia - enquanto ciência social - tem como proposta conhecer o homem enquanto
indivíduo que interage em grupos sociais organizados.
2) A Antropologia - enquanto ciência humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as
crenças, costumes, história e linguagens.
3) A Antropologia - enquanto ciência natural - tem como intenção o estudo da evolução humana.
A Antropologia é o estudo do homem completo e tem como premissa a compreensão da existência
humana em sua expressão global, isto é, BIOPSICOCULTURAL. Nessa dimensão analítica, o objetivo
é entender o homem como ser biológico pensante, como produtor de culturas e como participante
da sociedade. Desse modo, pode-se afirmar que a ciência antropologia tem como objetivo o (idem,
2011, p. 2):
(...) conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito
mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como
a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O
seu interesse está no homem como um todo – ser biológico e ser cultural -,
preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender
a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo,
partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão
das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
Também para o estudioso Edgar Morin (2000, p. 145-146), o homem não pode ser visto separado ou
fragmentado, à medida que o homem é um sistema complexo: cérebro, genética e cultura. Segundo
o pensador, o sistema sociocultural atualiza as competências do cérebro:
O ecossistema controla o código genético (a seleção natural, que nós
consideramos como um aspecto da interação natural complexa), co-organiza
e controla o cérebro, o qual condiciona a sociedade e o desenvolvimento da
complexidade cultural. O sistema sociocultural atualiza as competências do
cérebro, modifica o ecossistema e desempenha mesmo o seu papel na seleção
e na evolução genética.
Nessa perspectiva, o objetivo da antropologia não é dividir o homem em natureza e cultura, mas
apreendê-lo como “homem total”, tal como sugeriu o antropólogo francês Marcel Mauss. Nessa
perspectiva, o ser humano é, ao mesmo tempo, biológico, psicológico e sócio-histórico. Segundo Rocha
e Tosta (2009, p. 29-30), somente em tempos recentes é que a ciência antropológica parece resgatar
AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO
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