Conciencia Negra
Dissertações: Conciencia Negra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaovm • 5/4/2014 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 346 Visualizações
Plano de aula Curso: Tecnologia em Educação Cursista: ANA LÚCIA Disciplina : português
• 2. Turma:4ºano”A e B” Tema da Aula: Consciência Negra
• 3. O que o aluno poderá aprender com esta aula: O aluno irá conhecer e refletir sobre a história dos povos africanos, sua origem, sua cultura, entender melhor a origem do povo brasileiro e, conhecer de maneira mais profunda sobre a Lei 10.639/03, numa perspectiva acerca do papel da escola e a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira de acordo com a aula ministrada pois este tema faz parte do currículo da escola e na formação da nossa cultura, nomes, comidas, bebidas, danças, ritmos, instrumentos musicais.
• 4. O objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a Lei 10.639/03 representa no contexto sócio-político para a cultura afro-descendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
• 5. Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da sociedade em que vivemos. 1. Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil; 2. Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas.
• 6. 3. Promover atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de acordo com o projeto pedagógico que é executado; 4. Estimular os alunos à construção de questionário para entrevistar e pesquisar sobre comunidades quilombolas e sobre os afro-descendentes :
• 7. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, com os alunos (as): Os alunos precisarão conhecer ou re-conhecer através de leituras e explicações sobre a Abolição da Escravatura, a História da África, os passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para o Brasil, em que circunstâncias.
• 8. Por que o Brasil foi o último País da América a acabar com a escravidão? O que foi o movimento Abolicionista? Como aconteceram as leis Abolicionistas?. O que significa ser brasileiro (a)? Por que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de forma preconceituosa? Qual a nossa relação com outras culturas? Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais? Leituras de textos, músicas em CD(sobre a África)
• 9. Filmes em DVD: Sugestão do professor- sobre a consciência -Língua Portuguesa: Leituras de textos, produção de textos, -Matemática: Percentual de escravos no Brasil, -Geografia: Características da formação do Brasil antes e hoje, questões sociais e econômicas. -Artes: Construir cartazes com figuras e desenhos de africanos e afro-descendentes, e afro-brasileiros, ornamentação da sala.
• 10. Público Alvo: Alunos do Ensino Médio (4ºano”A”) Duração das Atividades: 02 aulas de 50min cada.
• 11. Conteúdo: Comentário Introdutório: A partir de 09 de Janeiro de 2003, o governo de Luiz Inácio lula da Silva, sancionou a Lei de nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nos currículos nas escolas públicas e particulares de ensino da educação básica. Hoje é muito comum quando se fala da cultura africana e do segundo maior continente do planeta fazer pouco caso da pluralidade cultural que caracteriza o Brasil, geralmente acaba se refletindo na sala de aula. As raízes étnicas e socioculturais possibilitam expressar angústias e insatisfações com o preconceito e a discriminação nos currículos, livros didáticos e no cotidiano escolar. Refletir sobre o papel do negro na formação da cultura brasileira.
• 12. Teoria da Aprendizagem: Contextualizando O professor iniciará a aula mostrando aos alunos através do data show, mapas do continente africano, cada País, línguas faladas, fotos diversificadas, baixadas da internet, fazer comentários questionando os alunos: Por que 13 de maio é menos significativo que 20 de novembro? Promovendo através de diálogo uma reflexão sobre o tema da aula. Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar, ver e ouvir no nosso dia-a-dia? Que herança africana é de grande importância para o nosso País, que inclui não só a variedade de palavras, incorporadas
...