Continente Africano
Casos: Continente Africano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raque03 • 22/2/2015 • 452 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Africa....
Podemos dizer que a África é um grande continente, tanto em extensão como em territoriedade, esse continente possui suas particularidades. É rodeado por baías, golfos, penínsulas e ilhas. Podemos dizer que o deserto divide a África em mediterrânica e subsaariana.
Comparando a imensidão africana o Nilo é apenas “um risco de lápis” lembrando o quão ele é grande para se ter uma mínima noção do tamanho do continente africano, que por muitos é chamado de “mãe África” . Um continente que pode-se destacar ainda outros grandes lagos como: Turcana, Alberto, Ruero, Quivu, Tanganica, Moero e Malaui.
Em outro ponto de vista para contrapor essa paisagem de grandes rios quase todo o restante da África é um grande chapadão.
Outro grande nome na grande África, e talvez um dos mais conhecidos é o deserto do Saara, que por vezes já foi confundido como impenetrável por povos inimigos que acreditavam que ele jamais poderia ser atravessado. O que vale lembrar que a África não é somente esse continente “seco” possuem, algumas florestas, mas o brilho que se faz presente nesse imenso conteúdo é o do sol , sua luz ilumina as savanas e se mostrar cada vez mais acentuado nesse continente.
A história do continente africano é cercada por migrações, os povos nativos desse continente ( como alguns outros continentes) saíram em busca de melhores solos para sua sobrevivência, ainda que houvesse um isolamento de alguns povos isso não impediu o comercio entre diferentes povos, em tempos mais antigos predominou a agricultura entre esses povos, depois com o crescimento das populações, houve uma rotatividade maior da terra, sou seja, ele seria usada por mais pessoas.
Como já pode se imaginar cada região possuía seu cultivo. Nas savanas predominava o cultivo de cereais, e nas savanas predomina o cultivo de milho.
Entre os tipos de habitações africanas podemos destacar as feitas com madeira, o bambu, e o barro que se parece com o que temos hoje no interior do país chamada de pau-a-pique.
Ao fim vale destacar nesse continente além de sua grande extensão territorial é sua grande complexidade cultural. É necessário deixar de ver esse continente como símbolo de pobreza e miséria, ainda que isso exista é preciso ver além disso e retirar a máscara imposta a nós desde o nosso nascimento, pois não é possível entender verdadeiramente a cultura brasileira sem entender a cultura africana e saber que sim esta o berço da civilização.
...