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Cultura Brasileira

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Por:   •  2/4/2014  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

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3.1 Teorias Modernas

As teorias modernas sobre a cultura destacam três aspectos da vida sociocultural: o cognitivo,

o estrutural e o simbólico. Dentre vários antropólogos que se dedicaram a cultura, alguns dos mais

referenciados são: Goodenough (Ward Hunt Goodenough: 1919-____) com seu estudo sobre o sistema

cognitivo, Levi-Strauss (Claude Lévi-Strauss: 1908 – 2009) com sua tese sobre o sistema estrutural e

Geertz (Clifford James Geertz: 1926 - 2006) com seus argumentos sobre sistema simbólico. Cada um

desses consagrados cientistas priorizou um aspecto da vida humana. Nesta aula, iremos estudá-los sem

a pretensão de eleger o melhor ou aquele que “tem razão”.

3.2 Sistema Cognitivo

Em seus estudos, Goodenough

afirma que a cultura é tudo aquilo

que conhecemos e que possibilita

nossa adaptação à vida social.

Segundo sua análise, toda sociedade

possui um sistema de crenças e

conhecimentos fundamentais que

garantem a aceitação de uma pessoa

pela sociedade. Cabe esclarecer que

esse sistema não é universal, pois

sofre variação de uma cultura para

outra. Um exemplo dessa variação é

o conhecimento sobre pesca, já que ele é fundamental nas comunidades de pescadores, mas pouco

relevante em uma comunidade de lavradores; outro exemplo é a crença no batismo: ela é fundamental

nas culturas cristãs, mas é irrelevante na cultura das tribos tradicionais da Amazônia.

TEORIAS MODERNAS SOBRE CULTURA 3

Em função das diferenças de conhecimentos e crenças, as “verdades” socialmente defendidas

também sofrem variações de cultura para cultura. Aquilo que uma tem convicção, não raro, é questionada

por outra. As crenças culturais são socialmente construídas, então é possível que sociedades muito

diferentes possuam crenças opostas ou até mesmo excludentes. Partindo dessa questão podemos nos

perguntar: diferentes convicções podem gerar conflitos inconciliáveis entre diferentes grupos sociais?

É possível o convívio pacífico entre crenças opostas?

O convívio entre diferentes verdades ainda se configura como um desafio a ser superado, pois

cada sociedade possui sua própria cultura, ou seja, seu próprio sistema cognitivo – conhecimentos e

crenças – que a justifica e a mantém. É importante entender que dar um tratamento depreciativo aos

conhecimentos e crenças de uma cultura é o mesmo que propor a sua destruição.

O fascínio que a cultura brasileira exerce sobre as demais pode ter relação com o convívio entre

diferentes “verdades”. Nossa diversidade é gigantesca e impor um único sistema de conhecimentos e

crenças é inviável, pois destruiria aquilo que nos identifica como brasileiro. É necessário esclarecer que

no universo cognitivo brasileiro os conceitos de “compreensão” e “aceitação” são diferentes, ou seja,

compreendemos a importância do conhecimento e das crenças do outro para o outro, mas não nos

sentimos obrigados à aceitá-los como nossos. Em outras palavras: por meio da compreensão aceitamos

as diferenças sem nos obrigarmos a mudar nossos valores.

3.3 Sistema estrutural

Lévi-Strauss defende que a cultura é um sistema estrutural. A questão central dessa abordagem

é a relação natureza e cultura, que fica evidente quando o autor explica que o instinto foi regrado

pelo sistema cultural e que a adaptação social ao meio foi simbolizada pela construção dos mitos. O

interessante dessa análise teórica é o fato de não negar a natureza orgânica do ser humano e nem

privilegiar a natureza cultural do homem, pois essas duas realidades são entendidas como parte de um

todo sistêmico.

Na teoria de Lévi-Strauss é evidenciada a característica bipolar (natureza-cultura) do sistema

estrutural. Para o autor, se por um lado a natureza oferece a estrutura necessária para a construção

cultural, por outro a cultura oferece a condição para o homem entender e transformar a natureza.

Segundo essa análise a natureza e a cultura são, ao mesmo tempo, estrutura e estruturante. Essa

abordagem nos leva a entender que a cultura não destruiu a natureza animal do homem, apenas a

4 CULTURA BRASILEIRA

regrou e disciplinou para que fosse socialmente aceitável.

Para entender a “bipolaridade” (natureza-cultura) do sistema estrutural, Lévi-Strauss sugere que

estudemos os diferentes domínios culturais: mito, arte, parentesco e linguagem. Dentre os domínios

culturais o mito exerce fascínio entre muitos estudiosos. Tal fascínio pode ser explicado pela riqueza

de “alegorias” utilizadas nas narrativas sobre a passagem da condição natural para a condição cultural.

Estudar os mitos pode nos dar a falsa ideia que estamos apenas visitando o mundo pitoresco de

uma

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